sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

MONITOR DO PIB APONTA CRESCIMENTO ECONÔMICO DE 0,3% EM ABRIL

Redação - 21/06/2022 13:11

Segundo indicador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV-Ibre), uma das prévias do PIB – índice oficial de crescimento econômico brasileiro – apontou crescimento brasileiro de 0,3% em abril. Coordenadora da pesquisa, Juliana Trece ressalta que naquele mês o Monitor do PIB registrou a terceira expansão mensal seguida, embora com uma taxa menor do que as anteriores. “A despeito do crescimento da agropecuária e da indústria, o setor de serviços parou de contribuir para o PIB da mesma forma que vinha contribuindo, principalmente devido a retração de comércio e transporte.

Em abril último, o Monitor do PIB registrou alta de 3,6% no comparativo interanual (meses iguais de 2021 e 2022) e de 2,8% no trimestre móvel concluído no mês pesquisado. Pela ótica da demanda, o consumo das famílias também cresce pelo terceiro mês consecutivo. O único segmento de consumo a retrair foi o de produtos duráveis. Esta queda, segundo a pesquisadora, pode ser atribuída ao aumento de juros e as incertezas decorrentes do ano eleitoral.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) retraiu 5,2% no trimestre móvel. Destaque para o componente de máquinas e equipamentos. com tombo de 10,7%. A taxa de investimentos ficou em 18,7%, em valores correntes. Em termos monetários, a FGV-Ibre calcula o PIB acumulado entre janeiro e abril em R$ 2,987 trilhões.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.