SÃO JOÃO: TRANSALVADOR ORIENTA PARA EVITAR ACIDENTES

SÃO JOÃO: TRANSALVADOR ORIENTA PARA EVITAR ACIDENTES

Quem vai pegar a estrada para curtir os festejos juninos este ano deve levar muita animação e responsabilidade. Com os retornos das grandes festas, muitas pessoas que moram na capital vão pular a fogueira no interior. Mas, há também aqueles que vão buscar a folia em Salvador mesmo, seja nas casas de amigos ou de parentes. Com a maior movimentação nas ruas, pequenas atitudes no trânsito podem prevenir acidentes e evitar que a chama da alegria do São João se apague.

Por isso, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) preparou algumas dicas que vão ajudar a evitar os sinistros no caminho até os festejos:

1 – Faça uma revisão em seu veículo.

2 – Planeje sua viagem, leve itens de primeiros socorros, faça alimentação leve durante todo o deslocamento e mantenha-se hidratado com água.

3 РEsteja preparado para imprevistos e ṇo esque̤a os itens que ṣo de grande ajuda em caso de emerg̻ncia, a exemplo telefone com cr̩dito e internet suficiente para acessar aplicativos.

4 – Para sua segurança, programe paradas a cada três horas. Condutores que dirigem por muito tempo seguido ficam sujeitos ao fenômeno da “hipnose rodoviária”, no qual se mantém de olhos abertos, mas perdem a percepção da realidade do entorno.

5 – O cinto de segurança é equipamento obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Criança menor de 10 anos somente no banco de trás com os dispositivos de segurança adequados. Se for levar seu animal de estimação, verificar os dispositivos recomendados.

6 РṆo dirija sob efeito de subst̢ncia que altere a percep̤̣o, reflexos e no̤̣o espacial.

7 РRespeite os limites de velocidade e condi̵̤es do tempo.

8 – Lembre-se de manter o veículo abastecido.

9 – Nunca mantenha apenas janelas do mesmo lado abertas, pois a força do ar poderá entrar no seu carro e pesar o seu veículo para o lado, fazendo-o rodar.

10 – Respeite a capacidade máxima do seu veículo. Essa informação, usualmente, fica no Manual do Proprietário.

 

Foto: Reprodução