quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 5.0093

LIRA FAZ HOJE REUNIÃO COM CENTRÃO PARA DEBATER POLÍTICA DE PREÇO DA PETROBRÁS

admin - 20/06/2022 09:00 - Atualizado 20/06/2022

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) convocou hoje uma mega reunião com o Centrão para debater a política de preços da Petrobrás. A reunião veio em resposta ao reajuste no preço dos combustíveis anunciado pela Petrobras na sexta-feira, ignorando apelos do presidente Jair Bolsonaro (Veja aqui).

Ontem (19), Lira subiu o tom e centrou fogo na diretoria da estatal. Chamou o atual presidente da empresa, José Mauro Coelho, de “ilegítimo”, e ameaçou levantar informações sobre ganhos e despesas dos diretores. Enquanto isso, deputados e senadores articulam a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras e projetos para mudar a política de preços da estatal e elevar impostos sobre a produção e exportação de petróleo.

O presidente da Câmara recebe, no início da tarde de hoje, líderes dos partidos na Câmara para definir quais projetos serão colocados em votação. A reunião de terça foi antecipada após o reajuste de 5,18% no litro da gasolina e de 14,26% no do diesel aplicado nas refinarias da Petrobras desde sábado irritar Bolsonaro, Lira, ministros do governo e parlamentares.

A movimentação é atípica para esta época do ano: tradicionalmente, a semana das festas de São João deixa o Congresso esvaziado. Em conversas com interlocutores nos últimos dias, Lira tem citado principalmente duas propostas: aumentar ou até dobrar a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das empresas de óleo e gás (porque não seria possível aumentar apenas a da Petrobras) ou tributar a exportação sobre petróleo bruto. ( O Globo)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.