sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

ELETROBRAS: PRAZO PARA O FGTS TERMINA HOJE AO MEIO-DIA.

Redação - 08/06/2022 07:20 - Atualizado 08/06/2022

Termina nesta quarta-feira, 8 de junho, ao meio-dia, o prazo para que trabalhadores interessados em aplicar até 50% do saldo de suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em ações da Eletrobras. Será possível fazer isso na operação de capitalização da empresa, modelo pelo qual o governo pretende privatizar a estatal de geração de energia elétrica.

A operação, que teve sinal verde do Tribunal de Contas da União (TCU) no mês passado, já tem demanda necessária para vender papéis na oferta de novas ações, com a qual o governo terá sua participação majoritária diluída, de acordo com diversas fontes do setor. As ordens feitas por grandes investidores já superam R$ 40 bilhões, valor que praticamente garante o sucesso da capitalização (em torno de R$ 35 bilhões).

Além dessa demanda de grandes investidores, milhares de trabalhadores também estão se habilitando para participar da operação usando os recursos de suas contas vinculadas do FGTS. De acordo com gestoras de recursos, essa demanda também está alta. É a chance de tentar ganhar mais do que os 3% ao ano de rentabilidade do Fundo, embora não haja garantia de quanto o investidor vai ganhar. Afinal, ações são aplicações de risco.

A operação é similar às já realizadas com ações da Petrobras e da Vale. Ambas renderam muito mais que a remuneração do Fundo, aponta levantamento.Quem quer participar da capitalização com parte do seu FGTS tem que correr, já que o prazo termina ao meio-deia desta quarta-feira. Confira abaixo um passo a passo para quem tem pressa e, a seguir, perguntas e respostas para sanar suas dúvidas.

Foto: Patricia Monteiro/Bloomberg

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.