Uma das obras de arte mais conhecidas do mundo, La Gioconda, conhecida como Monalisa, foi alvo de um ataque de vandalismo neste domingo (29) no Museu do Louvre, em Paris.
De acordo com informações de frequentadores do Museu, o responsável pelo ato fingiu usar cadeira de rodas e estava disfarçado com uma peruca.
Diversos vídeos e fotos de uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci foram publicados na internet e segundo os visitantes, os seguranças expulsaram imediatamente a pessoa do museu e funcionários iniciaram a limpeza da sala.
Sofrendo mais que a Monalisa
De acordo com o jornal El País, este não é o primeiro ataque feito a Monalisa. Em 2009, uma turista atirou uma xícara em direção ao quadro, danificando o vidro que a protege. Em 1974, enquanto era exposta no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou espirrar uma tinta spray vermelha na pintura, sem sucesso.
Já em 1956, o quadro sofreu dois ataques: um com ácido, que danificou uma das partes inferiores do quadro e um com uma pedra, que causou um pequeno dano.
Em 1911, a obra chegou a ser roubada por Vincenzo Peruggia, sendo resgatada somente dois anos mais tarde.
Foto: Twitter