sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

AVANÇO DE BOLSONARO EM REDUTOS DO PT NA BAHIA ASSUSTA BASE ALIADA, DIZ COLUNA

Redação - 24/05/2022 06:55 - Atualizado 24/05/2022

O avanço de Bolsonaro em redutos considerados muitos pobres na Bahia e que antes era dominado inteiramente pelo PT na Bahia começou a incomodar a base aliada de Rui. Segundo informações da coluna Satelite, do Jornal Correio, as pesquisas divulgadas e de consumi interno ainda não revelaram essa transformação, mas ela já foi notada em visitas.

No caso, o avanço do presidente Jair Bolsonaro (PL) em bolsões de pobreza no interior da Bahia, antes dominados inteiramente pelo ex-presidente Lula (PT). Nas viagens que têm feito para costurar apoio na pré-campanha, parlamentares dos dois polos de poder no estado notaram um especial crescimento de Bolsonaro na zona rural de municípios do Médio São Francisco e da Região Sisaleira, redutos até então consolidados pelos petistas. Para eles, chamou atenção o número de jovens que manifestaram voto em Bolsonaro. “Ainda não sabemos precisar o tamanho do avanço, mas nas últimas reuniões entre partidos do nosso grupo se tornou quase unânime a percepção de que o presidente tem crescido dentro da base mais leal a Lula na Bahia. É isso que começamos a notar nas recentes visitas ao interior”, destacou um influente líder da oposição.

O mesmo movimento foi captado pelo radar do núcleo político do PT, embora grande parte dos cardeais governistas considere precipitado falar em expansão concreta de Bolsonaro. Para tal fatia do arco de aliados ao Palácio de Ondina, embora acreditem que o presidente tenha de fato elevado sua participação em locais controlados há mais de 15 anos pelos petistas, essa ampliação está longe de impedir que Lula obtenha mais de 60% dos votos no primeiro turno e de 70% no segundo, repetindo ao menos o desempenho obtido na Bahia pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad na corrida presidencial de 2018. Entretanto, outra ala da base aliada defende a necessidade de entender o quanto antes o avanço de Bolsonaro no próprio quintal para evitar surpresas.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.