Evento em São Paulo marcou o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, tendo o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB), como pré-candidato a vice-presidente.
Com a volta do verde e amarelo no palanque, o evento teve um discurso moderado de Lula dizendo que o país precisa de calma. “Nós vamos vencer essa disputa pela democracia distribuindo sorriso, caminho, amor, paz e criando harmonia”, disse o candidato.
O PT fez uma aposta no verde e amarelo no evento de lançamento da pré-candidatura, já com uma nova postura sem insistir no vermelho, mostrando o dedo do marqueteiro baiano Sidônio Palmeira.
Lula fez elogios a Alckmin, falando que o prato lula com chuchu será o “da moda”. E citou a sintonia entre seu discurso e o de Alckmin, dizendo que “estão pensando muito parecido”. Ele fez críticas à gestão do presidente Jair Bolsonaro, citando inflação, desemprego e cortes na educação, entre outros temas. E pediu união dos “democratas de todas as origens” para vencer a “ameaça totalitária”. “É preciso unir os divergentes para poder enfrentar os antagônicos.”
Ao contrário do que geralmente acontece em seus pronunciamentos públicos, Lula leu praticamente todo o discurso, com improvisos no final e ao fazer a referência a chuchu.
Foto: Herculano Barreto Filho/uol