sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

FED, O BANCO CENTRAL DOS EUA, DEVE ELEVAR JUROS HOJE. VEJA COMO ISSO AFETA O MUNDO E O BRASIL

Redação - 04/05/2022 09:00

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, deve dar, nesta quarta-feira, um passo que vai mexer não só com a maior economia do planeta, mas com a da maioria dos outros países. O Fed deve elevar em 0,5 ponto percentual a taxa de juros americana. Será a segunda elevação desde 2018. Em março, o Fed já elevou as taxas no país em 0,25 ponto percentual em março, provocando repercussões financeiras globais.

Nesta, que é chamada pelos investidores de “super quarta”, o Banco Central do Brasil também decide a elevação da taxa básica de juros (Selic). O país é um dos mais afetados pela alta dos juros nos EUA, e os efeitos já são sentidos na Bolsa de São Paulo, a B3. Para analistas, será difícil evitar a perda de capitais para os EUA.

Em abril, pela primeira vez no ano, o fluxo de investimentos estrangeiros para a Bolsa brasileira ficou negativo, indicando a fuga de capitais do país com destino aos EUA, onde os títulos públicos americanos (chamados Treasuries), considerados os mais seguros do mundo, estão rendendo mais com a alta dos juros. Para analistas, a intensidade do aperto monetário nos EUA deve ser o fator decisivo sobre a direção e a intensidade dos investimentos estrangeiros no Brasil, uma economia em desenvolvimento.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.