Após a desistência de João leão, seu filho, Cacá Leão, deve assumir a Candidatura à vaga para pré-candidatura ao Senado na chapa encabeçada por ACM Neto. Segundo assinalou o jornal Folha de São Paulo, o nome de Cacá foi cogitado por ser considerado mais próximo ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Aliado de governos petistas na Bahia desde 2010, o PP rompeu com o governador Rui Costa (PT) em março e aderiu ao ex-prefeito de Salvador. Na ocasião, João Leão foi anunciado como candidato ao Senado. A saúde frágil de Leão, que tem 76 anos, foi a justificativa para a desistência da candidatura majoritária.
Ainda segundo a publicação, na visão de aliados, este distanciamento deixaria Cacá Leão mais à vontade do que o pai para possíveis críticas às gestões do PT na Bahia. Desde que migrou para oposição, João Leão vinha fazendo críticas pontuais ao governo, mas evitava embates com o governador Rui Costa.
Outro ponto a favor de Cacá seria a idade do filho do vice-governador. Entre aliados de ACM Neto, a avaliação é que a troca agrega em termos de imagem. Com 42 anos, Cacá Leão ajudaria a rejuvenescer e dar um ar de novidade à chapa do ex-prefeito de Salvador.
foto Câmara dos Deputados