quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

APÓS 8 ANOS, WIKIPÉDIA DEIXA DE ACEITAR DOAÇÕES DE BITCOIN

Redação - 03/05/2022 13:20

Embora a Wikipédia aceitasse Bitcoin desde 2014, a Wikimedia — empresa-mãe da Wikipédia — decidiu deixar de aceitar doações em criptomoedas. A votação contou com a presença de 326 usuários, destes, 232 votaram a favor e 94 contra a proposta. Entre os pontos destacados pela proposta estavam a possível influência em investimentos, com a Wikipedia usada como ferramenta de marketing, questões ambientais relacionadas a mineração e, por fim, a reputação da empresa. Outro ponto que pode ter tido grande influência na decisão foi o montante das doações. Segundo o relatório, as criptomoedas foram responsáveis por apenas 0,08% da renda da empresa no ano passado.

Conhecida especialmente pela Wikipédia, a Wikimedia não está mais aceitando Bitcoin como forma de doação. Sendo um dos dez sites mais acessados do mundo, tal iniciativa parecia mais vantajosa para o Bitcoin do que para a própria empresa, principalmente após revelação dos números. Segundo a Wikimedia, apenas 0,08% de sua receita de 2021 foi proveniente de doações de criptomoedas, em sua maioria Bitcoin. Com isso, a proposta aprovada citava que a aceitação de tais doações eram um “endosso a investimentos extremamente arriscados e inerentemente predatórios”.

“A Fundação Wikimedia decidiu descontinuar a aceitação direta de criptomoedas como meio de doação.”. “Começamos nossa aceitação direta de criptomoedas em 2014 com base em solicitações de nossos voluntários e comunidades de doadores. Estamos tomando essa decisão com base no feedback recente dessas mesmas comunidades,” aponta o anúncio. “Especificamente, fecharemos nossa conta da Bitpay, o que removerá nossa capacidade de aceitar criptomoedas como método de doação direto.”

Voltando aos números, apenas 347 pessoas usaram criptomoedas como doação em 2021. Portanto, não é surpresa que a descontinuação tenha sido anunciada em 14 de abril e só percebida duas semanas depois, afinal poucos estavam interessados em realizar doações com criptomoedas. A proposta contou com a presença de 326 usuários, que aprovaram a proposta com cerca de 71% dos votos. Outro ponto debatido foi a questão ambiental relacionada a mineração do Bitcoin, que vai contra a ideologia da empresa.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.