quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 4.9925

REAJUSTE DE 5% A SERVIDORES CUSTARIA R$ 6,3 BI NESTE ANO

admin - 28/04/2022 20:30 - Atualizado 28/04/2022

O eventual aumento linear de 5% a todos os servidores federais custaria R$ 6,3 bilhões neste ano, disse nesta quinta-feira, 28, o secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle. Em entrevista para comentar o déficit primário de março, o secretário afirmou que esse é um dos cenários analisados pela equipe econômica.

Segundo Valle, o órgão elaborou diversos estudos, mas ainda não teve retorno. Ele destacou que o Tesouro Nacional não tem poder sobre o tema, mas recomendou que a decisão seja tomada até o fim de maio para que o Congresso aprove as alterações no Orçamento até o fim de junho, quando acaba o prazo determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal de conceder reajustes abaixo da inflação para o funcionalismo nos seis meses finais de mandato.

Para tirar do papel os aumentos ao funcionalismo, o governo precisará enviar ao Congresso um projeto de lei que altere o Orçamento de 2022. Após os parlamentares aprovarem a proposta, será necessário editar uma medida provisória efetivando os reajustes.

Até agora, diversas categorias do funcionalismo que continuam mobilizadas não receberam bem a proposta de aumento linear de 5%. No último dia 16, os servidores do Banco Central suspenderam a greve que tinham iniciado no último dia 1º, mas prometem voltar a cruzar os braços em 3 de maio se o governo não apresentar nova proposta.

Foto: Michael Melo/Metrópoles

Fonte: Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.