O início do Bahia na Série B tem deixado os torcedores animados. O triunfo sobre o Sampaio Corrêa, por 1×0, na Fonte Nova, fez o Esquadrão chegar aos 10 pontos e manteve o clube na liderança isolada do Brasileirão depois de quatro rodadas. A boa fase da equipe pode ser explicada pela solidez defensiva, algo característico dos times treinados por Guto Ferreira.
Nas quatro partidas, o Bahia chamou a atenção pelo forte poder de marcação. Contra o Sampaio Corrêa, o tricolor até deu algumas brechas em falhas individuais que poderiam ter originado gols do adversário. Mas no todo, a equipe se manteve equilibrada e conseguiu neutralizar o ataque rival.
A prova de que o bom momento passa pela defesa está nos números na competição. O time sofreu apenas um gol na Série B, no empate em 1×1 com o CSA, fora de casa. O desempenho coloca o Bahia como o menos vazado do torneio, ao lado de Chapecoense e Sport.
“A marcação começa lá na frente, com centroavante, o 10… E o trabalho de área, embora a gente tenha tomado um gol contra o CSA, embora tenha sido um erro de encaixe, tem sido o nosso forte, esse encaixe dentro da área. Eles colocam a bola na área e não conseguem finalizar. O nosso comportamento na linha, a nossa equipe tem fechado bem. Acho que o posicionamento tem sido muito positivo”, analisou Guto.
O treinador, no entanto, reconhece que a equipe ainda precisa de alguns ajustes. Enquanto o miolo de zaga conseguiu boa evolução com a dupla formada por Ignácio e Luiz Otávio, nas laterais Douglas Borel e Luiz Henrique apresentam certa fragilidade defensiva. Mesmo assim, o início de campeonato com poucos gols sofridos dá sinais de que a equipe não deve repetir as últimas temporadas, quando figurou entre as piores defesas da Série A.
“A gente tem trabalhado bastante. Quando precisamos marcar mais alto, temos conseguido roubar mais bolas. Só que, com o passar do tempo e sequência dos jogos, estamos baixando a linha de marcação. E aí o contra-ataque fica longo e começamos a desgastar os jogadores”, completou Guto Ferreira.
Foto: divulgação