O ex-ministro da Cidadania e pré-candidato ao Governo da Bahia, o deputado federal João Roma (PL), endureceu suas críticas ao ex-aliado ACM Neto (UB). Depois de comentar a verticalização sobre as eleições estaduais, Roma chegou a dizer que Neto virou um genérico do PT na Bahia, e ainda comentou o rompimento com o ex-prefeito. Uma relação de 20 anos de amizade.
“A Bahia, talvez, seja um dos estados que mais se verticaliza eleições. Se não fosse isso, não teríamos as quatro últimas eleições se elegendo eles, do mesmo lado, duas vezes com Wagner, duas vezes com Rui”, disse. “A 15 dias da eleição naquele ano ainda tinha gente falando em Paulo Souto iria ganhar no primeiro turno. Não dá para você querer fazer esses apontamentos sem ser frontal. Não dá para você ficar alisando para um lado, dizendo que Lula não é seu adversário, que admite estar com Lula ou quem quer que seja o presidente. Ou seja, ACM Neto virou o genérico do PT na Bahia”, afirmou em live com o jornalista José Eduardo nesta segunda (11).
Sobre sua relação pessoal com Neto, Roma desabafou sobre o rompimento da ‘amizade sólida de 20 anos’. Pré-candidato ao Governo da Bahia, o ex-ministro da Cidadania afirmou que a relação estremeceu quando resolveu aceitar a pasta do Governo Bolsonaro em fevereiro do ano passado.
“Era amizade sólida de 20 anos. Fui comentar muito animado e feliz que ia assumir o ministério do presidente Bolsonaro. Ele achava que ia ficar ruim para ele na mídia porque Bolsonaro estava com rejeição muito alta”, lembrou. “Ele deixou claro que se eu aceitasse, ia romper e eu teria que arcar com as consequencias. Passei 20 anos me dedicando ao projeto dele, porque ele não poderia me apoiar? O verdadeiro amigo teria que ficar feliz com o sucesso do outro”, emendou.
Roma contou ainda, que sofreu perseguição. Segundo ele, amigos em comum com ACM Neto relataram haver uma espécie de “caça às bruxas” até para quem interagisse com as publicações dele como ministro nas redes sociais. “Amarguei tudo isso, me sinto não só sobrevivente, como vitorioso”, completou.
Foto: Reprodução / Instagram / João Roma