quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

CIRO GOMES É A TERCEIRA VIA, MAS ALGUÉM PRECISA AVISAR A ELE

Redação - 11/04/2022 09:40 - Atualizado 11/04/2022

A cada dia aparece um candidato se colocando como opção para a criação de uma terceira via, mas, se alguém ainda soubesse fazer política nesse país, perceberia que o melhor candidato da terceira via já está em campanha e chama-se Ciro Gomes. Enquanto fala-se a torto e a direito de Simone Tebet ou Eduardo Leite como antídoto para a polarização Lula/Bolsonaro e busca-se desesperadamente um candidato do chamado centro-democrático, esse candidato já existe e chama-se Ciro Gomes.

Basta ver que Tebet e Leite tem 1% dos votos e são completamente desconhecidos no país; que Moro, cuja candidatura parece fazer água, é um Bolsonaro light e trafega numa via já ocupada; e que João Dória está fazendo campanha para 2026, para se ter certeza de que Ciro Gomes é o melhor candidato da terceira via. Afinal ele tem cerca de 10% das intenções de votos, é conhecido em todo país, tem uma rejeição pouco consolidada e é aquele que tem mais possibilidades de crescer.

Mas alguém precisa comunicar isso ao candidato do PDT, pois ele continua agindo como se estivesse em primeiro lugar nas pesquisas, girando sua metralhadora giratória para todo lado e afastando os apoios ao invés de atraí-los. Ciro tem tudo para ser a alternativa para cerca de 30% do eleitorado que não quer nem Lula, nem Bolsonaro, mas para isso precisa refazer sua política e sua imagem.

É preciso acabar com essa imagem de candidato honesto, mas intempestivo e sem freios. É preciso acabar com essa imagem de candidato que bate em todo mundo, pois esse candidato já existe e chama-se Bolsonaro. E é preciso deixar de bater em Lula e se mostrar como uma alternativa a ele. Em poucas palavras: é preciso criar a figura do Ciro Paz e Amor.

Foi assim, suavizando seu discurso e fazendo uma carta ao povo brasileiro em que se comprometia com a moderação que Lula tornou-se presidente do Brasil. É trazendo para seu lado um adversário histórico para ser seu vice que Lula pretende voltar a ser presidente do Brasil. Assim, enquanto Lula faz política, Ciro brada contra tudo e contra todos e não se torna um polo aglutinador.

Se quiser tornar-se efetivamente o candidato do centro-democrático, e é isso que ele é com poucas variações, Ciro vai ter de buscar apoios daqueles que não tem ideias iguais à sua, mas não são seus adversários. Para isso precisa fazer concessões, aceitar conviver com pontos de vista que não são os seus e que serão discutidos mais adiante e atrair apoios, inclusive do União Brasil, com Moro incluído e quem sabe do MDB e do Podemos.

Além disso, é fundamental escolher rapidamente um vice de peso, oriundo do Sul ou Sudeste, para assim contrabalançar sua força nordestina. Atualmente a campanha de Ciro vem sendo linha auxiliar na polarização Lula/ Bolsonaro, pois ele bate nos dois e consolida a disputa. Se Ciro Gomes quiser ser uma alternativa de poder, precisa fazer o que Lula fez em 2002, mostrar-se como o candidato da moderação e das propostas, correndo por fora do ringue, pois no ringue já tem dois pugilistas e não há lugar para um terceiro. Se Ciro Gomes for capaz de construir uma via de moderação, se for capaz de tornar-se Ciro, Paz e Amor, poderá ser a terceira via na disputa entre Lula ou Bolsonaro. (EP – 11/04/2022)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.