O Braskem Labs, programa de aceleração de startups que fomenta a criação de soluções inovadoras capazes de gerar impacto socioambiental positivo, convida empreendedores do Chile para participar da edição realizada em 2022. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 08 de abril, no site http://braskemlabs.com.br. O Chile foi escolhido pela maturidade de seu ecossistema inovador que se destaca na América Latina, além de ser importante para a estratégia de negócios da Braskem. A iniciativa é vista como um piloto para avaliar a possibilidade de expansão do Braskem Labs para além das fronteiras do Brasil.
A ideia é que pelo menos uma startup chilena seja selecionada para cada modalidade do programa (ignition, voltada para startups em fase de refinamento do modelo de negócio, e scale, voltada para àquelas que já estão em fase de tração ou escala), integrando as 10 vagas disponibilizadas em cada categoria anualmente. A iniciativa conta com apoio da Quintessa, aceleradora de impacto que está presente em todas as etapas do Braskem Labs.
As startups chilenas devem atuar em qualquer um dos segmentos de atuação do Braskem Labs, como agronegócio, biotecnologia, economia circular, mudanças climáticas, infraestrutura e construção civil, saúde, química sustentável e embalagem, esse último visto com maior potencial pela existência de diferentes modelos de negócios que ainda não estão presentes no ecossistema brasileiro.
O modelo de atuação do Braskem Labs é inteiramente equity free, ou seja, as empresas apoiadoras não se tornam sócias das startups ao final, o que reforça o posicionamento do programa em prol do ecossistema e dos empreendedores. O programa será realizado entre junho e novembro de 2022, sendo majoritariamente remoto e com a possibilidade de dois encontros presenciais, seguindo as orientações das autoridades sanitárias em função da pandemia. Os participantes farão conexões, rodadas de reuniões e, por fim, apresentarão a solução de sua starup no demoday, para uma banca da Braskem e convidados, como clientes, brand owners, investidores, etc. Desde 2015, quando foi criado, mais de 110 startups foram aceleradas pelos dois programas do Labs, Scale e Ignition, e cerca de 30% fizeram alguma parceria de negócio com a Braskem ou algum dos co-sponsors. Já no ano passado, 45% das soluções aceleradas pelo Braskem Labs foram voltadas para economia circular e mais 15 parcerias estão em negociação.
Foto: divulgação