quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

ELEIÇÕES 2022: A HIPÓTESE DE UMA ALIANÇA ENTRE ACM NETO E O PT DA BAHIA É FACTÍVEL?

admin - 04/04/2022 09:37 - Atualizado 04/04/2022

A foto de ACM Neto e Jerônimo Rodrigues juntos, clicada na festa de aniversário de Eleusa Coronel, esposa do senador Ângelo Coronel, viralizou nos grupos de Whatsapp e gerou todo tipo de comentário. Na foto, ambos estão sorridentes, quase abraçados, e Jerônimo faz o L de Lula como se ambos, embora adversários, estivessem abrigados no manto do candidato à presidente pelo PT. Para ACM Neto, que afirma que não terá candidato à presidência da República, a foto vem calhar, afinal sua estratégia para vencer as eleições embute a ideia de que o eleitor baiano votará nele e em Lula.

Mas para Jerônimo Rodrigues, que tem pouco mais de 4% nas pesquisas contra 66% do seu oponente e precisa alavancar sua candidatura, a foto e sua divulgação foi no mínimo estranha, podendo passar ao eleitor a ideia de que votando nele ou em ACM Neto, ambos estarão votando em Lula. E termina dando credibilidade a tese do pré-candidato do PL, João Roma, de que na Bahia ele é o único candidato de oposição e que Jerônimo seria o candidato oficial de Lula e Neto o oficioso (veja aqui).

Aqueles que gostam de teorias da conspiração sugerem um alinhamento entre ACM Neto e o PT e mostram-se surpresos com o fato de Lula ter preservado ACM Neto no discurso de lançamento da campanha, optando por não criticá-lo. E mais surpresos ainda com o fato de Geraldo Jr., um político tradicionalmente alinhado com ACM Neto, ter sido escolhido como vice na chapa do PT e ter tido o apoio fundamental de Wagner na sua terceira eleição à presidência da Câmara de Vereadores.

Mas, naturalmente, essas especulações só podem ser catalogadas como “teorias da conspiração” sem qualquer base, afinal se fosse verdade estaríamos frente a uma nova “Operação Tabajara”, na qual Jerônimo Rodrigues seria um mero figurante e o senador Otto Alencar correria o risco de não se eleger, enquanto o povo da Bahia, que acredita ser ACM Neto, o verdadeiro opositor aos 16 anos do governo do PT, estaria sendo engabelado.

Essa tese de um suposto alinhamento entre ACM Neto e o PT da Bahia, não parece ter fundamento, mas isso terá de ser confirmado à medida que a campanha avança, afinal Jerônimo Rodrigues  e o PT terão necessariamente de bater forte em ACM Neto, se quiser chegar ao segundo turno e impedir a eleição do ex-prefeito no primeiro turno. Isso é o mais provável, afinal, o PT da Bahia não vai dar de mão beijada a oportunidade de completar 20 anos à frente do governo, mesmo sabendo que se Neto ganhar no primeiro-turno isso não seria ruim para Lula que teria seu apoio integral num eventual segundo-turno.

Por isso, não parece crível que haja uma aliança tácita entre ACM Neto e o PT da Bahia. Mas  isso terá de ser demonstrado na campanha em que o mais provável será uma guerra de acusações e narrativas entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues, os dois principais atores nessa disputa, com Roma correndo por fora e atacando ambos. Se isso não ocorrer, e houver uma aliança tácita entre Neto e o PT, teremos de admitir que a tradição política da Bahia está sendo substituída pelos aprendizes de feiticeiros e suas operações tabajara. (EP – 03/04/2022)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.