terça, 16 de abril de 2024
Euro 5.6197 Dólar 5.287

TECNOLOGIA 5G É LANÇADA NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Redação - 30/03/2022 21:00

A cerimônia oficial para lançamento da tecnologia 5G no agronegócio ocorreu nesta quarta-feira, 30, com a participação do presidente Jair Bolsonaro. A cerimônia ocorreu em fazenda na zona rural de Baixa Grande do Ribeiro, interior do Piauí, e teve a presença de ministros e parlamentares.

A Fazenda Ipê, em Baixa Grande do Ribeiro (PI), é a primeira no país a contar com a tecnologia 5G no meio rural. Entre as possibilidades oferecidas pela nova tecnologia, está a alta capacidade de transferência de dados e de velocidade de internet, centenas de vezes superiores às do 4G.

No campo, o 5G poderá transmitir dados e conectares milhares de dispositivos na mesma rede. Com isso, será possível ampliar o uso de inteligência artificial com máquinas autônomas sem interferência humana e internet das coisas (máquinas e dispositivos conectados à internet). Está previsto o uso remoto de tratores, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas.

O leilão do 5G foi realizado em novembro do ano passado e arrecadou R$ 47,2 bilhões. Entre as obrigações assinadas pelas operadoras que ganharam a concorrência, está a de levar o sinal 5G a 1,7 mil localidades afastadas dos centros urbanos e expandir o 4G para mas de 7 mil áreas da zona rural.

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.