quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

RÚSSIA DIZ QUE VAI ‘REDUZIR RADICALMENTE’ ATAQUES A KIEV

Redação - 29/03/2022 13:00 - Atualizado 29/03/2022

As tropas russas vão recuar e reduzir ‘radicalmente’ ataques em Kiev e Chernihiv, no norte do país, segundo anunciou nesta terça-feira (29) o vice-ministro da Defesa russo, Alexander Fomin. “No sentido de fortalecer a confiança mútua e criar condições necessárias para negociações futuras e alcançar o objetivo final de assinar um acordo, tomamos a decisão de reduzir radicalmente e por uma ampla margem as atividades militares nas direções de Kiev e Chernihiv”, declarou Fomin.

O vice-ministro disse ainda que Moscou vai revelar mais detalhes da decisão e das negociações após a delegação russa retornar ao país. O anúncio foi feito depois do final da nova rodada de negociações que Rússia e Ucrânia realizaram nesta manhã em Istambul, na Turquia, para tentar colocar fim a mais de um mês de ataques russos ao território ucraniano.

No encontro, a Ucrânia propôs adotar a neutralidade, segundo informaram membros da delegação na saída da reunião. O status neutro significa que o país não pode fazer parte de alianças militares, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nem hospedar bases militares em seu território.

As propostas também incluiriam um período de consulta de 15 anos sobre o status da Crimeia anexada e poderiam entrar em vigor apenas no caso de um cessar-fogo completo. Os negociadores disseram que divulgarão ainda nesta terça-feira um documento comum com as conclusões do encontro. O negociador russo, Vladimir Medinsky reforçou que essa redução nos ataques não implicará em um cessar-fogo.

Foto: Governo da Ucrânia/Reuters

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.