A atriz Djenane Machado, musa de uma geração e conhecida por interpretar a personagem Bebel na primeira temporada da série A grande família, morreu na última quarta-feira (23), aos 70 anos. A causa da morte não foi revelada..Ela vivia reclusa há mais de 30 anos. Djenane não deixou filhos e estava afastada dos palcos e das telas desde o início dos anos 1990. Ela era filha do produtor e diretor de espetáculos musicais Carlos Machado (1908-1992), que ficou conhecido no Rio como “O rei da noite” nos anos 1950 e 1960.
Djenane estreou na TV em 1968, na novela “Passo dos Ventos”, de Janete Clair, na qual interpretou a personagem Hannah. Depois, fez outros folhetins, como “Rosa rebelde”, “A ponte dos suspiros”, “Véu de noiva” e “Assim na terra como no céu”. Fez bastante sucesso em 1971, com a personagem Lucinha Esparadrapo na novela “O cafona”, de Bráulio Pedroso, atuando ao lado de Ary Fontoura, Carlos Vereza e Marco Nanini.
Reclusa, ela morava em um apartamento que ganhou de herança no Bairro Peixoto, em Copacabana, com uma cuidadora, e levava uma vida simples. “Djenane era uma moça bem nascida, falava vários idiomas, poetisa, inteligente. Uma pena que tenha deixado a carreira”, disse à coluna Ney Latorraca, que atuou com a atriz em “Estúpido cupido”, de 1976. Djenane chegou a revelar a vontade de escrever um livro de memórias, mas não concluiu o projeto. (OG)