COPA DO MUNDO: EUROPA TEM DIA DECISIVO NAS ELIMINATÓRIAS

COPA DO MUNDO: EUROPA TEM DIA DECISIVO NAS ELIMINATÓRIAS

Cristiano Ronaldo, Lewandowski ou Ibrahimovic? Pelo menos um deles não vai para a Copa do Mundo. É possível que até dois craques desse trio não estejam no Catar no fim deste ano. Tudo isso vai ser definido nesta terça-feira, em dia decisivo da repescagem europeia para o Mundial. Portugal x Macedônia do Norte e Polônia x Suécia acontecem nesta terça, às 15h45 (de Brasília), com tempo real no ge

Após ter passado pela Turquia, Portugal encara a Macedônia do Norte, que surpreendeu o mundo ao vencer a Itália. A Polônia se beneficiou da punição à Rússia e apenas esperou a Suécia, que venceu a República Tcheca. O outro jogo da repescagem europeia será em junho, entre País de Gales e o vencedor de Escócia x Ucrânia. As partidas são únicas, com prorrogação e pênaltis em caso de empate.

O Estádio do Dragão vai receber uma partida que ninguém imaginava. O mundo do futebol esperou por três meses por um Portugal x Itália, desde quando as duas gigantes europeias caíram na mesma chave, mas há uma seleção intrusa nesse caminho. Após eliminar a atual campeã europeia, a Macedônia do Norte busca fazer história.

O país, que tem apenas 28 anos de existência, tenta disputar sua primeira Copa do Mundo, justamente um ano depois da primeira Eurocopa. Um dos destaques do time, o meio-campista Elmas, do Napoli, reforçou o peso dessa partida para a pequena nação de 1,8 milhão de habitantes. — Este será um dos nossos jogos mais difíceis, mas também certamente o mais emocionante para todos nós. Estamos a 90 minutos da Copa do Mundo e realizando nossos sonhos de infância. Mas, não só a nossa, toda a Macedônia do Norte. Não devemos perder nossa chance e temos que dar tudo em campo para ter sucesso.

Portugal quer evitar algo que nunca ocorreu com a atual geração. A seleção de Cristiano Ronaldo disputou todas as cinco Copas desde 2006. Antes, havia jogado apenas em 1966 e 1986. Uma inesperada queda diante da Macedônia do Norte pode significar que o futebol nunca mais vai ver o craque da camisa 7 em sua principal competição. Mas, aos 37 anos, o atacante do United se irritou falar no assunto. “Quem vai decidir o meu futuro sou eu, mais ninguém. Se me apetecer jogar mais, jogo. Se não me apetecer, não jogo. Quem manda sou eu, ponto final”, disse Ronaldo, sobre seu futuro.

O técnico Fernando Santos, por sua vez, reforçou que o caráter inédito do jogo para a Macedônia do Norte não pode invalidar a importância da partida para Portugal também. — Também é o jogo de nossas vidas. Precisamos corresponder à sua determinação, agressividade, espírito e desejo — definiu o treinador. A boa notícia para Portugal é os retornos do lateral João Cancelo, suspenso diante dos turcos, e Pepe, recuperado de Covid-19. Ambos devem ser titulares.

Prováveis escalações:

Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Pepe, Fonte, Guerreiro; Danilo Pereira, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Otávio; Cristiano Ronaldo, Diogo Jota. Técnico: Fernando Santos

Macedônia do Norte: Dimitrievski; Stefan Ristovski, Velkovski, Musliu, Alioski; Churlinov, Ademi, Bardi, Elmas; Milan Ristovski, Trajkovski. Técnico: Blagoja Milevski

Lewandowski x Ibrahimovic

Dois grandes artilheiros da história recente do futebol, Lewandowski e Ibrahimovic vão disputar uma vaga na Copa do Mundo. A Polônia recebe a Suécia em Chorzów, e o atual bicampeão da eleição de melhor jogador do mundo da Fifa vai tentar confirmar sua segunda participação no Mundial. Aos 33 anos, Lewa só disputou a Copa de 2018 e terminou eliminado na primeira fase, sem gols. Ibra, por sua vez, tenta ir para o terceiro Mundial. Aos 40 anos, é muito improvável que tenha outra chance. O sueco do Milan esteve em 2002 e 2006, disputou cinco partidas, mas, assim como Lewandowski, ainda não tem gols em Copas no currículo.

A presença dos dois atacantes desde o início no jogo, no entanto, ainda é incerta. O polonês teve problemas no joelho e desfalcou a Polônia no amistoso contra a Escócia, na última quinta. Uma ausência certa é a de Milik, lesionado. Ibrahimovic estava suspenso diante da República Tcheca, mas convive com problemas físicos na temporada e, por falta de ritmo, não deve ser titular.

A partida decisiva vai ser apenas a segunda do técnico Czesław Michniewicz no comando da Polônia. Ex-técnico do Legia Varsóvia, ele é o substituto do português Paulo Sousa, que deixou a seleção para assumir o Flamengo. Na Suécia, Janne Andersson tem longo trabalho, desde 2016, e tenta ir para sua segunda Copa. Com ele à frente, os suecos chegaram às quartas de final no Mundial da Rússia.

Prováveis escalações:

Polônia: Szczęsny; Bielik, Glik, Bednarek; Cash, Krychowiak, Moder, Zieliński, Puchacz; Buksa, Lewandowski. Técnico: Czesław Michniewicz.

Suécia: Olsen; Krafth, Lindelöf, Danielson, Augustinsson; Claesson, Kristoffer Olsson, Ekdal, Forsberg; Kulusevski, Isak. Técnico: Janne Andersson.

Foto: divulgação