quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4126 Dólar 5.0178

ELEIÇÕES NA BAHIA: A HORA DOS VICE

admin - 21/03/2022 11:52

Nas chapas que vão concorrer ao governo da Bahia estão definidas as vagas para governador e Senado, mas ainda falta preencher o lugar de vice. ACM Neto para governador e João Leão para o Senado assumem seus lugares na disputa pelo lado da oposição. Jerônimo Rodrigues e Otto Alencar estão a postos nas mesmas posições na chapa governista. E correndo por fora e apoiado por Bolsonaro, aparece João Roma que, se efetivamente lançar sua candidatura, já anunciou que sua candidata ao Senado seria a ex- secretária de Saúde de Porto Seguro, Raissa Soares,  conhecida por Dra. Cloroquina.

Assim feito resta a disputa pela vaga de vice-governador. E na chapa de ACM Neto essa disputa vai ser ferrenha pois quatro candidatos já estão postos: o Prefeito de Mata de São João, João Gualberto, o Presidente do PDT, Félix Mendonça, o deputado Marcelo Nilo e o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo. O deputado Nilo parece ser o que tem menor chance, pois carece de partido e de expressão de votos. Há quem diga,   que Nilo foi muito afobado ao posicionar-se à favor Neto sem esperar o cenário se definir e sem perceber a reviravolta que se verificava na chapa do governo. Poderia ter uma posição melhor lá ou cá.

O PSDB de João Gualberto, por outro lado, não parece ter força eleitoral ou partidária para indicar o vice de Neto, ficando a disputa entre Félix Mendonça e Zé Ronaldo, com a lembrança que o primeiro tem o forte PDT e Ciro Gomes lhe dão sustentação, enquanto Zé Ronaldo ainda procura um partido. Mas o problema é que o ex-prefeito de Feira, que tem votos,   guardou a mágoa da eleição passada e, se for preterido, pode surpreender, escolhendo caminhos diferentes.

No lado do governo, pelo contrário, não apareceu até agora candidato para ocupar o cargo, pois a líder do PSB, Lídice da Mata já descartou a possibilidade. A verdade é que ainda não foi estabelecida a competitividade do candidato do governo Jerônimo Rodrigues e vamos combinar pesquisa vinculando-o ao nome Lula tem pouco valor, pois, diferente de Wagner que tem a cara de Lula, ninguém sabe se a campanha será capaz de colar Lula em Jerônimo. Se Jerônimo se mostrar competitivo vai ter muito nome querendo ser vice, se não… Mas, após tanta trapalhada, pode ser que os líderes do PT trabalhem melhor a questão do vice.

Por fim a chapa de Roma, mas aí fica difícil falar de vice, afinal, nem se sabe ainda se Roma é candidato e nem opartido ao qual vai se filiar.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.