O volume do setor de serviços na Bahia caiu (-0,9%) em janeiro de 2022, frente a dezembro de 2021, na série com ajuste sazonal. Foi o primeiro resultado negativo, depois de duas altas seguidas no confronto com o mês imediatamente anterior (0,5% de outubro para novembro e 2,0% de novembro para dezembro). A queda dos serviços na Bahia entre dezembro/21 e janeiro/22 (-0,9%) foi um pouco mais intensa do que a verificada nacionalmente (-0,1%) e acompanhou o movimento de recuo do setor registrado em 12 dos 27 estados. De dezembro para janeiro, os serviços tiveram as maiores retrações no Distrito Federal (-9,1%), em Tocantins (-6,3%) e na Paraíba (-4,8%). Por outro lado, os melhores desempenhos ocorerram em Goiás (4,5%), Amapá (3,7%) e Pará (3,0%).
Todas as informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE. Com o resultado negativo na passagem de dezembro para janeiro, os serviços na Bahia voltaram a ficar discretamente abaixo do patamar em que operavam em fevereiro de 2020, isto é, antes da pandemia (-0,1%). O setor havia encerrado o ano de 2021 0,8% acima do pré-pandemia. Na comparação com janeiro de 2021, porém, o volume dos serviços prestados na Bahia seguiu em alta (13,6%), mostrando o 10º resultado positivo consecutivo (cresce desde abril/21 nesse confronto). O aumento foi mais expressivo do que o registrado nacionalmente (9,5%) e o 6º mais elevado entre os 27 estados, 25 dos quais apresentaram avanço dos serviços frente a janeiro/21. Apenas Tocantins (-2,1%) e Distrito Federal (-1,8%) viram os serviuços recuarem nessa comparação.
Assim, nos 12 meses encerrados em janeiro deste ano, os serviços mostram crescimento acumulado de 12,4% na Bahia, uma variação ligeiramente acima da verificada no Brasil como um todo (12,2%), num cenário em que todas as 27 unidades da Federação mostram resultados positivos, lideradas por Alagoas (22,8%), Roraima (21,3%) e Tocantins (17,7%).
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