quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4086 Dólar 5.0106

AGROPECUÁRIA PUXA QUEDA DO PIB BAIANO NO 4º TRI, MAS TURISMO E EVENTOS PODEM ALAVANCAR ECONOMIA, DIZ SEI

admin - 15/03/2022 16:39 - Atualizado 15/03/2022

por Gabriela Marotta

 

Embora tenha tido um crescimento de 3,2% no quarto trimestre de 2021 em comparação a igual período do ano anterior, se equiparado ao terceiro trimestre, a Bahia sofreu uma queda corresponde a 0,7% (veja aqui). Ao portal Bahia Econômica, o coordenador de Contas Regionais e Finanças Públicas da SEI, João Paulo Caetano, atribui o declínio ao setor agropecuário, já que, no período, não houveram colheitas a serem feitas no estado.

“Essa queda já é esperada. O terceiro trimestre tem uma dinâmica mais forte, é comum que a gente tenha um aumento nas vendas do comércio, do Natal, Black Friday, então, naturalmente, no quarto trimestre, a economia como um todo dá uma diminuída em relação ao anterior”, afirmou Caetano. ”Não é uma regra, mas, especificamente porque ele retraiu, a gente atribui à agropecuária essa queda no PIB”, continuou.

No entanto, a expectativa é que esse mesmo setor seja responsável pelo impulsionamento da economia baiana para o próximo ano, seguindo a tendência que alavancou o PIB do estado para um crescimento de 4,1% em 2021. “A gente já está em andamento ao processo da colheita de soja e a gente tem a expectativa que ela tenha um crescimento significativo. Já que a gente já cresceu em 2020, em 2021, a gente acredita que pode crescer mais ainda em 2022, então, em termos gerais, a melhor perspectiva que a gente está tendo é da soja e da agropecuária como um todo”, afirmou Caetano.

No caso das outras atividades, Caetano, bem como a SEI, acredita que neste primeiro trimestre, que corresponde a janeiro, fevereiro e março, as atividades particularmente ligadas aos serviços podem mostrar uma movimentação financeira dentro do estado, já que, mesmo sem ter havido as tradicionais festas do período, “o fluxo de turismo foi significativo para a Bahia e o setor cultural”.

A mesma probabilidade, no entanto, não é observada quanto à indústria. “No mais, no setor industrial, a gente não vê muitas perspectivas de mudanças, porque estamos nesse processo de crise ou elevação dos preços ou, agora, essa questão da guerra ter impactado o setor industrial baiano”, afirmou Caetano, reforçando que a “expectativa é que o setor agroindustrial continue a dinamizar a economia baiana e essas atividades associadas ao setor de turismo e ao setor de eventos”.

Impactos da Ford:

Questionado pelo Bahia Econômica sobre os impactos da saída da Ford na economia baiana, o economista da SEI afirma que a retirada da indústria de Camaçari traz, sim, impacto, mas que este é residual, visto que foi ao longo do ano, mas que este não foi fator determinante para o pequeno declínio na economia.

“No caso dos impactos da Ford, ao longo do ano, toda a indústria, o setor industrial da Bahia, teve um desenvolvimento mais fraco. O setor metalúrgico também caiu bastante, o setor de produtos químicos também sofreu muito. Então teve esse impacto além da própria agropecuária”, afirmou.

Posição nacional do PIB baiano

Ao Bahia Econômica, o coordenador da SEI afirmou que a queda de 0,7% em relação ao trimestre anterior não tem o poder de refletir na posição anual do estado em relação ao PIB nacional. “Essa queda é só uma comparação q a gente faz entre trimestres. Apesar de quê, quando a gente fala em PIB nacional, muitas federações não calculam esse PIB de maneira trimestral. Cada unidade calcula de um jeito. Então n dá pra comparar um com o outro quando a gente faz essa análise [sobre o PIB trimestral]. Ela só é possível quando a gente tem os dados fechados do ano. Não dá pra falar porque a Bahia cresceu mais ou porque cresceu menos. No caso específico da Bahia, foram os fatores citados”, disse.

Mas a expectativa para a Bahia continua sendo de crescimento. “A gente está trabalhando agora para esse ano um pequeno crescimento. A gente ainda não fez os cálculos pra dizer o quanto vai crescer, mas trabalhamos com a tendência de crescimento do ano todo, de particularmente agora no primeiro trimestre”, concluiu.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.