quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 4.9925

LULA PRETENDE LANÇAR PRÉ-CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA EM ABRIL, EM EVENTO COM ALCKMIN E BOULOS

admin - 10/03/2022 13:00 - Atualizado 10/03/2022

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu que lançará a sua pré-candidatura à Presidência da República no começo de abril, após o fim da janela partidária. A ideia é fazer um grande ato em São Paulo que reúna do ex-governador Geraldo Alckmin, que sacramentou sua ida ao PSB e será indicado vice da chapa, a integrantes do PSOL. Alguns petistas alimentam a expectativa de que até lá o líder sem-teto Guilherme Boulos aceite retirar a sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. Se isso acontecer, o evento servirá também para lançar o ex-prefeito Fernando Haddad ao governo paulista.

O ato ocorrerá após a janela partidária para poder receber lideranças que mudarem de legenda no período para apoiar a chapa de Lula. A ideia é que o ex-presidente seja apresentado pré-candidato com o apoio dos três partidos que decidiram se unir em uma federação: PT, PCdoB e PV. Além disso, ainda receberia o apoio do PSB, do PSOL, do Solidariedade e de uma parte da Rede Sustentabilidade. O ex-presidente quer um palanque amplo para a eleição.

O PSB já anunciou que estará com Lula. O Solidariedade também tem manifestado a mesma intenção. Já o PSOL ainda discute a inclusão de pontos do programa de governo do petista, como a revogação da reforma trabalhista, da Previdência e do Teto de Gastos, para declarar o apoio. Pelos planos, Alckmin deve participar do ato como indicado oficial do PSB para o posto de vice. A escolha do ex-tucano, porém, para compor a chapa com Lula  ainda precisaria ser aprovada em um encontro do PT, a ser realizado mais para frente. Apesar de falar como postulante ao Palácio Planalto desde que recuperou os seus direitos políticos em março do ano passado, Lula ainda resiste a assumir a sua pré-candidatura e tem dito que tomará a decisão sobre o assunto no primeiro trimestre deste ano.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.