sábado, 18 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

PASSEIOS EM SALVADOR A PARTIR DE UMA NARRATIVA NÃO COLONIZADA

Redação - 03/03/2022 14:37

Visitar o Museu Afro, parar – e não só passar – na Estátua de Zumbi dos Palmares, matar a fome no restaurante Alaíde do Feijão e conhecer a Casa do Benin. Essa é apenas uma entre as diversas opções de passeios turísticos em Salvador que são promovidos pela plataforma Guia Negro e têm uma característica em comum: o protagonismo preto no roteiro.

Uma proposta diferente que, desde 2020, fez mais de mil pessoas desbravarem a capital baiana e seus pontos turísticos a partir de uma perspectiva descolonizada, dando destaque a personagens muitas vezes apagados pela história. Além de colocar no mapa turístico pontos pouco explorados como os bairros do Curuzu, Pirajá, Nordeste de Amaralina e a região do Subúrbio Ferroviário.

Ao todo, são 13 lugares na rota do Guia Negro que, para Guilherme Dias, fundador do projeto, precisavam ser mostrados de um outro olhar. “A gente percebia que as histórias eram contadas do ponto de vista do colonizador. Criamos o nosso para fazer de um olhar não colonial, tivemos uma grande aderência e percebemos que, mesmo quem é daqui, passou a conhecer histórias novas e ver os pontos já conhecidos de outra forma”, conta ele.

 

Fonte: reprodução/correio

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.