sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

FC BARCELONA PRETENDE CRIAR CRIPTOMOEDA E METAVERSO EXCLUSIVO

Redação - 02/03/2022 09:40 - Atualizado 02/03/2022

O Futbol Club Barcelona, por meio de seu presidente Joan Laporta Estruch, compartilhou informações sobre a criação de uma criptomoeda e metaverso próprio do clube. Na Espanha o Barcelona é um dos principais clubes e tem uma história de títulos mundiais, além da passagem por grandes jogadores pelo seu elenco. Atualmente, contudo, o clube passa por uma grave crise financeira que tem impedido até grandes contratações.

Para resolver esse problema, uma das oportunidades está na inovação digital do clube, que o presidente Joan aposta o futuro do segundo clube mais valioso do mundo, segundo um relatório recente do Brand Value Ranking. O mais valioso atualmente é inclusive seu principal rival, o Real Madrid, também espanhol.

A chegada do Barcelona no mercado de criptomoedas começou em 2020, quando em parceria com a Chiliz, lançou seu fan token BAR e captou US$ 1,3 milhão na venda, em menos de 2 horas. Após isso, o clube lançou sua coleção de NFTs e acabou se mostrando ligado no setor que o ajudou a captar recursos com torcedores.

Apesar de ser uma receita baixa captada até aqui, o Barcelona volta a mirar mais inovações no setor digital e pretende incluir uma criptomoeda própria do clube no processo, além do seu fan token. Na última semana, vale lembrar, o clube negou uma parceria de US$ 80 milhões com uma empresa de criptomoedas, dizendo que esse mercado é perigoso para se associar com qualquer um, assim como já havia feito em 2021.

Mas na cidade que leva o nome do clube, ocorre o evento MWC Barcelona 2022, onde contou na última segunda-feira (28/2) com a presença do presidente do Barça, Joan Laporta. Em sua fala, ele deixou claro que para resolver os problemas financeiros é preciso criatividade, visto que não tem governos ou empresas por trás dessa estrutura.

Assim, Joan deixou claro que pretende investir em plataformas digitais para captar recursos, com NFTs, criptomoedas, metaverso, gaming, e outros mais. Um dos destaques do elenco do Barcelona, o jogador Memphis Depay usa em sua foto de perfil de redes sociais a imagem de um Bored Ape, mostrando que essa cultura de criptomoedas já está se espalhando entre os jogadores.

O presidente Joan disse que o objetivo principal do Barcelona é brigar por títulos e lucrar no mercado, visto que isso é importante para a sobrevivência de longo prazo do clube. Usar a imaginação e ser bravo para inovar é algo que o clube já identificou para manter sua estrutura então.

Em sua fala ele lembrou que em breve o Barcelona oferecerá produtos digitais para torcedores, um projeto que não exclui inovações em itens físicos também. O presidente deixou claro que inova com sustentabilidade, não divulgando mais detalhes sobre o que o Barça fará com criptomoedas e metaverso.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.