A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tentou passar uma mensagem de tranquilidade sobre uma possível falta de fertilizantes para a produção agrícola brasileira, em meio ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia. No entanto, existe a preocupação com a safra de verão, que começa em setembro. “É muito cedo para dizer se será um caos ou não”, disse, reforçando que vai depender da duração da guerra.
Em coletiva, a ministra repetiu que a safrinha já está garantida e que os produtores têm um estoque de passagem até outubro. O ministério ainda está levantando os números do volume que falta para garantir toda safra. “É muito difícil, porque é muito disperso. Mas temos certeza que essa safra vai acontecer.”
Tereza Cristina disse ainda que o Plano ‘A’ é diversificar os fornecedores de adubos para a hipótese dos fertilizantes russos e de Belarus, que é afetado por sanções desde o ano passado, não cheguem a tempo. “O plano A é buscar outros parceiros, talvez com volume menor”, admitiu. “Temos outros parceiros para substituir, se for preciso, uma parte desse fornecimento”, acrescentou.
Foto/Fonte: Reprodução/Broadcast-Estadão