terça, 16 de abril de 2024
Euro 5.5128 Dólar 5.1905

COVID: 4ª DOSE DE VACINA RECUPERA PROTEÇÃO GERADA NO AUGE DA 3ª

Redação - 01/03/2022 10:37 - Atualizado 01/03/2022

A aplicação de uma quarta dose da vacina contra o coronavírus apenas restaura a proteção conquistada com uma terceira aplicação, é o que afirma um estudo israelense. Os resultados sugerem que existe um teto da resposta imunológica e doses adicionais só recuperarão a proteção perdida ao longo do tempo.

De acordo com informações do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, o estudo analisou a aplicação de uma quarta dose das vacinas da Pfizer e da Moderna, produzidas com tecnologia de RNA mensageiro, em 274 profissionais de saúde.

Ambas as marcas da vacina geraram um aumento de quase 10 vezes na produção de anticorpos neutralizantes contra a Covid dentro de duas semanas após a aplicação da quarta dose da vacina.

Para a variante Ômicron, a neutralização do vírus cresceu em oito vezes, restaurando a resposta imunológica que foi obtida logo após a terceira dose.

“Globalmente, estes dados levantam a possibilidade de que a quarta dose não aumente a imunidade, mas simplesmente a restaura para níveis máximos. Ainda devemos observar se a diminuição desta quarta dose será em um ritmo semelhante ao observado após a terceira dose e se será diferente entre os dois grupos de vacinas do mRNA”, indica o estudo.

 

Fonte: BN

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.