sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

“CARETAS” MANTÉM TRADIÇÃO DO CARNAVAL DE ITACARÉ

admin - 28/02/2022 20:00

Reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do povo de Itacaré, o desfile dos caretas mantém a tradição de levar alegria, fantasia, cores e a magia para o carnaval da cidade. E esse ano, por conta da pandemia, os caretas seguiram os protocolos de prevenção contra a Covid-19 e saíram em pequenos grupos, mantendo firme e viva a tradição do carnaval de Itacaré.

Nessa tradição não há limites de idade e nem de alegria. Vestidos com fantasias coloridas e máscaras assustadoras, os caretas viraram marca do carnaval de Itacaré, uma cultura que atravessa gerações e é símbolo da maior festa popular da cidade. De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, o Desfile dos Caretas faz parte da nossa cultura, da nossa história, e nada mais justo que reconhecer definitivamente esse movimento como patrimônio da nossa gente.

De acordo com a lei, o Desfile dos Caretas ocorrerá todos os anos no período carnavalesco. E para garantir cada vez mais essa tradição e proporcionar segurança e manter os protocolos contra a Covid-19, a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Turismo e Cultura, realizou o cadastro de todos os caretas que estariam participando do carnaval.

Foram cerca de 250 cadastrados, das mais diversas idades e bairros. Além de definir os horários e critérios das saídas dos caretas, esse ano as pessoas também precisaram atender ao protocolo de conduta sanitária a ser seguido durante a manifestação cultural, observando o distanciamento social, evitando aglomerações e grandes grupos de participantes, além do uso de álcool em gel.

 

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.