Após liberar o uso de máscaras em lugares abertos desde outubro do ano passado, a prefeitura do Rio pretende liberar em março o uso de máscaras em todos os locais. A afirmação é do Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 da cidade do Rio de Janeiro, que vai se reunir em março para decidir se libera o carioca de usar máscaras em todos os locais.
A possibilidade decorre da diminuição de casos de Covid 19. Um dos principais indicadores dessa diminuição de casos é a taxa de positividade. Em queda desde 16 de janeiro, o percentual de testes positivos para covid-19 chegou a 6,4%. A prefeitura do Rio revelou que o número de casos e de óbitos de covid-19 se manteve em queda na semana passada, confirmando a tendência de redução de infecções.
“A decisão sobre o uso de máscaras será tomada nas próximas duas ou três semanas após nova avaliação do cenário epidemiológico”, informou hoje (21) a Secretaria Municipal de Saúde após reunião do comitê.
Em Salvador, a média móvel de casos está caindo desde o último dia 11 de fevereiro e a taxa de positividade também vem caindo de forma acentuada, mas nem a prefeitura, nem o governo do Estado acenam com a liberação das medidas de restrição.