sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

BRUMADO: INSPEÇÃO IDENTIFICA CARNE COM TUBERCULOSE

Redação - 18/02/2022 16:53

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab) encontrou no último dia 14 deste mês uma carcaça de bovino com tuberculose no Matadouro e Frigorífico Regional de Brumado (Marfrib).

De acordo com informações da Adab, o animal chegou às dependências do frigorifico sem sinais clínicos da doença e apto para o abate. No momento da inspeção, após o abate, foram observadas lesões e confirmado o quadro de tuberculose miliar.

A carcaça e as vísceras foram encaminhadas para incineração. Esse é o segundo caso de tuberculose registrado no matadouro em dois meses, ambos com casos clínicos semelhantes: animais sem sintomas. “Isso ressalta a importância do consumo de carne de procedência de frigoríficos, onde todo o processo é feito seguindo critérios rigorosos de inspeção e higiene.

Em nota, a ADAB informou que com o aumento do abate clandestino, onde não há fiscalização e nem pessoal capacitado para identificar doenças como essas, a população se encontra susceptível a adquirir uma zoonose por consumo de carne e produtos contaminados”, destacou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.