quarta, 15 de maio de 2024
Euro 5.5982 Dólar 5.1703

PUTIN DIZ NÃO QUERER GUERRA E SCHOLZ CITA ‘MALDITO DEVER’ DE DEFENDER A PAZ EM MEIO ÀS TENSÕES NA UCRÂNIA

Redação - 15/02/2022 14:07 - Atualizado 15/02/2022

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira (15) não querer guerra na região, em fala ao lado lado do chanceler alemão, Olaf Scholz, que citou o “maldito dever” de defender a paz. “Queremos [uma guerra], ou não? É claro que não. Por isso, apresentamos nossas propostas para um processo de negociação”, afirmou Putin. “Ações corajosas têm que partir de todos nós. É nosso maldito dever defender a paz”, disse Scholz. As falas dos líderes ocorrem em meio às tensões na Ucrânia. Scholz visita nesta semana a região como parte dos esforços diplomáticos da Europa para evitar conflitos.

Os países ocidentais ameaçam a Rússia com sanções “sem precedentes” em caso de ataque ao território ucraniano. Os Estados Unidos e outros países da aliança militar Otan enviaram reforços militares para o leste da Europa e afirmam que uma invasão pode ocorrer “a qualquer momento”.

Retirada é bom sinal, diz Scholz

Putin afirmou, durante a entrevista coletiva, que a Rússia decidiu retirar parte de suas tropas para possibilitar mais discussões com os países do Ocidente. Scholz disse, ao lado do mandatário russo, que a retirada “é bom sinal” e que as opções diplomáticas para evitar uma guerra ainda não foram esgotadas.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.