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QUER VENDER PELO WHATSAPP? VEJA NOVAS FERRAMENTAS

Redação - 14/02/2022 10:00 - Atualizado 14/02/2022

No ano passado, a plataforma de Customer Experience Journey do Brasil, que possui um sistema totalmente integrado com as funcionalidades do WhatsApp para empresas, registrou mais de 22 milhões de interações das empresas com seus clientes. Desse total, 54% eram empresas de médio porte, seguidas por grandes (38%) e pequenas (8%), nesta ordem. Esse ano, a perspectiva dessa ferramenta seja incrementada com novas funcionalidades e recursos que darão mais conforto pro consumidor e que, ao mesmo tempo, trazem ferramentas interessantes para empresas venderem e fidelizarem seus consumidores.

Para o professor Mário Eugênio de Lima, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), o WhatsApp é uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas e automatizar o atendimento ao cliente. “Com o advento da pandemia, essa ferramenta se tornou uma importante aliada para os negócios. Ela é prática, rápida, de amplo acesso e o envio dessas mensagens somado aos recursos multimídias permite que seja criada uma relação mais próxima com os consumidores”, declara.

O Chief Product Officer da Hi Platform Mauricio Brentano destaca que o WhatsApp for Business está apostando bastante em funcionalidades que auxiliem as marcas a vender durante a conversa com o consumidor. “Tudo sendo realizado dentro do WhatsApp, não necessitando ir para um e-commerce ou outro canal qualquer, através de envios de catálogos de produto e checkout, funcionando como uma espécie de e-commerce end-to-end”, esclarece.

Mudanças

A partir desse mês, conversas iniciadas pelo usuário terão custos para a empresa, então acredita-se que o WhatsApp será utilizado principalmente em conversas onde o lead esteja mais “quente” ou próximo da conversão, com o objetivo de uma melhor eficiência da operação das marcas, muitas vezes realizando a triagem em um canal sem custo de recebimento de mensagens, como o Facebook, Messenger ou Instagram.

Maurício revela que também haverá mudanças e melhorias de infraestrutura de tecnologia que os parceiros podem oferecer um canal de forma mais escalável e com qualidade maior para as marcas e os consumidores. “Nos últimos dois anos, o WhatsApp se estabeleceu como o principal canal de comunicação entre marcas e consumidores do Brasil. A tendência é o aplicativo abranger a jornada completa do consumidor, da atração à lealdade, principalmente na etapa de venda”, explica.

Para Mário Lima, antes de colocar em prática a novidade, é fundamental entender e dominar a ferramenta e seus recursos para obter êxito nas vendas. “Penso que alguns empreendedores podem não estar utilizando ainda este recurso como uma ferramenta no mundo dos negócios. Isso deve estar acontecendo porque é normal as pessoas misturarem conta pessoal e profissional. Isso é uma falha porque não se cria uma rotina de atendimento ao cliente de forma correta”, avaliou.

A partir de um determinado tamanho, com a utilização do WhatsApp for Business, a escala (crescer em receita, mas não em  custo) aparece como um grande aliado para o empreendedor, que poderá automatizar as conversas com o seu cliente através de um chatbot, envolvendo um agente humano somente quando for necessário, não necessitando crescer a equipe de forma proporcional às demandas  ou pedidos que estão surgindo.

Foto: divulgação

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