BAHIA TEM MAIOR CRESCIMENTO DO PAÍS NO CONSUMO DAS CLASSES C E D

BAHIA TEM MAIOR CRESCIMENTO DO PAÍS NO CONSUMO DAS CLASSES C E D

O consumo das classes C e D na Bahia teve o maior crescimento do país em dezembro de 2021, com alta de 41% em relação a novembro.  A existência de um equilíbrio entre vários setores colaboraram com o aumento nos gastos, segundo a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, uma fintech do Grupo Santander, divulgada nesta segunda-feira,14.

O consumo na Bahia cresceu acima da média nacional graças à elevação nos gastos em Lojas de Roupas (32%), Lojas de Artigos Diversos (32%), Supermercado (30%), Automóveis e Veículos (29%), Companhias Aéreas (22%), Hotéis e Motéis (20%) e Transportes (18%). Por outro lado, recuaram os gastos com Serviços (-5%) e Rede Online (-3%).

Na média do País, o consumo das classes C e D cresceu 31% em dezembro ante novembro, de acordo com a Superdigital. O resultado foi o melhor do ano, apesar de ainda representar uma queda de 13% em relação a dezembro de 2020.

No âmbito das regiões, todas mostraram alta no consumo das referidas classes, com destaque para o Sudeste, com elevação mensal de 33%. Nas demais regiões, o Nordeste fechou com alta de 32%, seguida por Sul (26%), Norte (22%) e Centro-Oeste (22%).

No Brasil, os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram Lojas de Roupas, com alta de 32%, Supermercado, com 24%, Lojas de Artigos Diversos (15%), Transporte (15%) e Restaurantes (13%). Já os setores que apresentaram quedas no consumo foram Rede Online (-9%), Companhias Aéreas (-7%) e Diversão e Entretenimento (-3%).

 

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil