segunda, 20 de maio de 2024
Euro 5.5436 Dólar 5.1052

BITCOIN É INADEQUADO COMO RESERVA DE VALOR, DIZ BANCO CENTRAL EUROPEU

Redação - 11/02/2022 13:15 - Atualizado 11/02/2022

Banco Central Europeu (BCE) emitiu uma nova crítica sobre o Bitcoin, negando que vá comprar a moeda digital como reserva de valor. Nos últimos anos, o bitcoin se tornou referência entre investidores quando se pensa na questão de proteção contra a inflação da moeda fiduciária. Dessa forma, o Bitcoin já foi comparado em inúmeras vezes com o ouro em relação à proteção de patrimônio de longo prazo. É importante destacar que o bitcoin foi criado durante a crise mundial de 2008, que afetou o mercado imobiliário dos Estados Unidos e consequentemente outros países.

Muitas empresas compraram Bitcoin como reserva de valor principalmente em 2021 e acabaram despertando uma curiosidade para essa característica de proteção da moeda digital. A Tesla, por exemplo, empresa de Elon Musk, comprou milhões em bitcoin para sua reserva e mantém esse patrimônio em sua contabilidade desde então. Mas ver governos comprar Bitcoin como reserva de valor ainda não é tão comum quanto ver empresas. Talvez o primeiro a efetuar esse movimento tenha sido El Salvador, que colocou o Bitcoin com o status de moeda de curso legal, mas outros países seguem desconfiados com a prática.

E nos últimos dias um usuário do Twitter sugeriu ao banco central europeu comprar Bitcoin como reserva de valor e questionou quando isso será feito. O BCE foi um dos que mais imprimiram moeda fiduciária para conter a recente crise e há rumores de especialistas que sua moeda, o Euro, pode entrar em colapso em breve. O perfil oficial da autoridade monetária da Europa reagiu à pergunta do internauta afirmando que não irá comprar Bitcoin, pois, não vê a moeda como reserva de valor.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.