A manhã desta segunda-feira, 7, marca o início do ano letivo nas escolas da rede estadual de ensino da Bahia. Mesmo diante dos recordes de casos de Covid-19 no estado, as aulas retornam de maneira 100% presencial, como não acontecia desde o primeiro semestre de 2020. Para marcar o retorno das aulas, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), irá participar de uma aula inaugural, prevista para 8h30, na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador.
Além do governador, também estarão presentes, o secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e como convidada especial, a professora e escritora premiada Conceição Evaristo. O sexteto da Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba) se apresenta na cerimônia. As atividades em salas de aula foram retomadas na Bahia em outubro do ano passado após uma suspensão de um ano e sete meses por causa da pandemia, mas os alunos revezavam os dias de aula, evitando o ensino 100% presencial.
Em busca de um maior controle em relação a pandemia, as escolas continuam com os protocolos de biossegurança. Os alunos são obrigados a utilizarem máscaras durante a permanência na escola, e todos aqueles com mais de 18 anos precisam comprovar a vacinação contra a Covid-19. As escolas seguem com a disponibilização de álcool em gel 70% para a higienização das mãos; a aferir a temperatura corporal; e a orientar os estudantes sobre as medidas necessárias para prevenir e combater o novo Coronavírus.
Foto: divulgação