sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

FESTAS PELA BAHIA SÃO CANCELADAS POR CAUSA DA COVID

Redação - 05/02/2022 10:00 - Atualizado 05/02/2022

O cancelamento das festas de rua do Carnaval 2022 e a limitação no número de pessoas em festas privadas na Bahia desagradam foliões, trabalhadores do ramo de entretenimento e o comércio em geral. No entanto, de acordo com gestores públicos e profissionais da área de saúde, são medidas necessárias para reduzir a disseminação da Covid-19 e outros vírus entre a população. A meta é evitar a propagação em grande escala da contaminação. Neste intuito, para a terça-feira de Carnaval (1º de março) e a manhã de Quarta-Feira de Cinzas (02), também não deve ser concedida folga em muitas localidades.

No âmbito estadual, de acordo com o governador Rui Costa, o expediente deverá será normal nestas datas, inclusive com aulas também no dia 28 de fevereiro. O servidor que faltar ao serviço sem justificativa, terá o ponto cortado, afirmou Rui Costa. “Queria que tivesse a festa, mas, já que não dá, poderia ter o feriado, pra gente ir pra roça”, confessou a estudante Jucimara Nunes. Para o pai dela, Juarez Nunes, a preocupação é outra. “Trabalho com festas antes e durante o carnaval para ajudar no orçamento, mas esse ano será limitado de novo”.

Vice-presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FEC-BA), o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo disse que desde o início da pandemia os gestores trabalham para reduzir os efeitos negativos da doença entre a população, muitas vezes com medidas severas. “Existe ainda necessidade deste controle”, justificou ele, que preside o Consórcio Território Recôncavo (CTR) e responde pela presidência da FEC-BA com o afastamento temporário do presidente.

Araújo disse ainda que os prefeitos, apesar dos reflexos na economia, devem seguir as orientações do governo estadual em relação ao carnaval, “porque priorizamos sempre a saúde”. Um dos principais atrativos do Brasil, Porto Seguro tem realizado historicamente grandes festejos de carnaval. Este ano, porém, não terá a programação de rua, de acordo com o vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa. No entanto, ele salientou que Porto Seguro “é muito diversificada, com opções variadas de diversão”, destacando que até agora 70% dos leitos já estão ocupados para o período do Carnaval 2022, “com perspectiva de chegar entre 80 e 90% até lá, mantendo as recomendações de cuidados sanitários”.

Ele ponderou que a média de reservas é de 100% em tempos normais, mas que a expectativa é boa, principalmente porque a maioria dos locais são abertos, com espaço ao ar livre. “Temos mais de 80 barracas de praia, então, serviço não vai faltar, porque a especialidade de Porto Seguro é entretenimento com alegria na beira da praia”, concluiu.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.