sábado, 18 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

MULTINACIONAL DESISTE DE COMPRAR MINA NÍQUEL DE R$ 1 BILHÃO NA BAHIA

Redação - 25/01/2022 08:08

Sipanye Stilwart disse nesta segunda-feira que abandonou um acordo de US$ 1 bilhão para comprar a mina de níquel Santa Rita e a mina de cobre-ouro Serot no Brasil após um “evento geotécnico”. A mineradora de metais preciosos da África do Sul, que visa impulsionar seus negócios de metal de bateria com o acordo brasileiro, disse que o incidente em Santa Rita pode ter um impacto material e adverso nas operações de mineração lá. Não entra em detalhes.

“A subsidiária integral da Sibanye Stillwater anunciou as demissões hoje”, disse a empresa em comunicado, acrescentando que a transação relacionada à mina de cobre de Zerrod era uma condição para rescindir o contrato de Santa Rita. Um porta-voz da Appian Capital Advisory, uma empresa de investimentos com sede em Londres, está assessorando dois fundos conjuntos de private equity que possuem minas brasileiras.

O porta-voz disse que o “fenômeno geotécnico” referido pelo Siphony era o equivalente a uma fratura local que ocorre no curso normal das atividades a céu aberto. “Para corrigir a situação na área em questão, alguns resíduos adicionais no projeto de mineração devem ser cortados antecipadamente, que serão menos de 1% do tamanho da mina em 34 anos de vida útil da mineração”, disse Appian.

Appian disse que não reconheceu que a fratura criou um evento adverso ao objeto e que tomará todas as medidas necessárias para fazer valer seus direitos legais, disse o porta-voz. Ciponye diversifica os metais usados ​​em baterias de veículos elétricos na tentativa de se transformar em uma mineradora multifacetada com portfólio de “metais verdes” de uma fabricante de metais do grupo ouro e platina.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.