quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5427 Dólar 5.1922

SAÚDE PRORROGA CUSTEIO DE LEITOS DE UTI EXCLUSIVOS PARA A COVID

Redação - 24/01/2022 07:40 - Atualizado 24/01/2022

O Ministério da Saúde informou em nota que prorrogará por 30 dias o custeio de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19. Segundo o ministério, a prorrogação será para o custeio de 14.254 mil leitos de UTI adulto e pediátrico. O contrato que disponibiliza leitos excedentes aos estados pelo Ministério da Saúde se encerraria no próximo dia 31. A prorrogação será publicada no “Diário Oficial da União” nos próximos dias, segundo a pasta.

A decisão acontece em meio ao avanço da variante ômicron pelo país e atende ao pedido feito pelo Fórum Nacional de Governadores. “O Ministério da Saúde informa que definiu, junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a prorrogação de custeio para 14.254 mil leitos de UTI Covid-19 adulto e pediátrico por mais 30 dias para todo o país”, diz o ministério.

Em nota, o governador do Piauí e coordenador da temática de Covid no Fórum de Governadores, Wellington Dias, afirma que sete estados estão com 70% ou mais da capacidade dos leitos ocupados. “Já temos 7 estados com 70% ou mais da capacidade dos leitos ocupados, para doença respiratórias agudas e graves (Covid 19, destacadamente variante Ômicron e H3N2/Influenza), além de viroses e diarreias. E demais estados em situação de elevação no nível de ocupação”, diz Dias.

“Importante decisão para um momento em que vários estados e municípios têm muitas regiões com elevado número de pacientes e não só para Covid, mas também outras doenças. Decisão acertada”, completa. O Ministério da Saúde afirma que “segue monitorando a situação epidemiológica no país e caso seja necessário novas prorrogações a pasta irá avaliar”.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.