EXPERIÊNCIA AJUDOU NAS MEDIDAS CONTRA INFLAÇÃO, DIZ GUEDES

EXPERIÊNCIA AJUDOU NAS MEDIDAS CONTRA INFLAÇÃO, DIZ GUEDES

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira, 21, durante sua participação no Fórum Econômico Mundial, que a inflação é um verdadeiro problema para o mundo ocidental.  No entanto, devido às experiências anteriores de convívio e combate a altas taxas inflacionárias, o Brasil foi mais rápido que outros países no sentido de adotar medidas contra a alta de preços.

O ministro explicou que a inflação será um problema no ocidente pelo fato dos países  não estarem acostumados a lidar com esse tipo de problema. “O Brasil, devido à experiência trágica prévia com inflação, se mobilizou de forma mais rápida”, disse Guedes.

“Meu medo agora é que a besta está fora da garrafa [nos países ocidentais]. Não acredito que a inflação seja transitória. Penso que os elementos adversos que alimentam a inflação vão diminuir gradualmente, mas não há mais arbitragem a ser explorada pelo ocidente. Penso que os bancos centrais estão dormindo enquanto dirigem. Eles têm de ficar atento porque a inflação será um problema real em breve para o ocidente”, acrescentou.

 

Foto: Evaristo Sá /AFP