COMERCIANTES INFORMAIS PODEM TIRAR LICENÇA POR APLICATIVO

COMERCIANTES INFORMAIS PODEM TIRAR LICENÇA POR APLICATIVO

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) lançou o aplicativo Comércio Informal Salvador, voltado para facilitar serviços como o de licença para vendedores ambulantes e demais comerciantes informais de Salvador.

A ferramenta está disponível no Google Play, para celulares com sistema Android, ou App Store, para smartphones com sistema iOS (iPhone). Para ter acesso, é preciso fazer um cadastro inicial digitando o CPF ou CNPJ, nome completo, e-mail e celular. Depois a pessoa valida uma senha pelo e-mail, que dará acesso aos serviços pelo aplicativo.

No caso da solicitação de licença, é preciso atualizar os dados iniciais cadastrados, acrescentar o endereço do solicitante e uma foto de perfil. Após esses passos, o requerente informa o endereço onde quer atuar com o comércio, a atividade, equipamento e forma de pagamento da licença e faz o upload de documentos, a exemplo de RG, CPF, comprovante de endereço.

Com a finalização do pedido, um boleto para pagamento da taxa de solicitação, no valor de R$18, é emitido. O vendedor realiza o pagamento e passa a acompanhar o status da solicitação pelo e-mail cadastrado ou pelo próprio aplicativo. O prazo para obter um retorno da Semop varia e pode chegar a 30 dias. Até o momento, 476 pessoas já fizeram download da ferramenta.

 

Foto: Pedro Vidal/Agência IBGE Notícias