O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), afirmou nesta quinta-feira, 20, que o corte no Orçamento de 2022 vai “surpreender” a todos por ser menor do que o projetado. De acordo com um dos líderes do Centrão e aliado do presidente Jair Bolsonaro, as mudanças feitas vão possibilitar uma folga a mais nos recursos.
“A visão do governo como um todo é cortar o mínimo possível [do Orçamento]. Acho que não vai ser necessário cortar isso [R$ 9 bi]. Vai ser muito menos, por conta de ajustes que tivemos, de superavit, de algumas situações de correções. O valor vai ser muito menor. Estamos vendo ainda em quais áreas”, disse Ciro em entrevista ao canal do Poder360, no YouTube.
“Podem ter certeza que vocês irão se surpreender com a redução de cortes. Vai ser, com certeza, um Orçamento que vai ter apoio total do Congresso”, acrescentou. Depois de Lira criticar a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) do partido Novo que pede a suspensão do fundo eleitoral, Ciro Nogueira admitiu que o valor ainda pode ser alterado e não descarta um projeto para propiciar a mudança. Ele ainda afirmou que o Congresso é “parceiro” do governo.
“Vai depender do ajuste que estamos fazendo para chegar a um bom-termo. Se [o eventual projeto] for bem explicado, feito com transparência, o Congresso Nacional é um grande parceiro do governo federal, tem sido muito assertivo. Temos tido compreensão muito grande dos presidentes das duas Casas, tanto do presidente Lira quanto do presidente Rodrigo. Esse Orçamento é do país. Temos que ter responsabilidade, dividir o ônus e o bônus para o país sair ganhando”, disse na entrevista.
Foto: Evaristo Sa/AFP