USO DA TECNOLOGIA VAI EXPANDIR E GERAR NOVOS NEGÓCIOS ÀS EMPRESAS EM 2022

USO DA TECNOLOGIA VAI EXPANDIR E GERAR NOVOS NEGÓCIOS ÀS EMPRESAS EM 2022

Impulsionada pela pandemia de Covid-19, a utilização de tecnologias no dia a dia das pessoas tornou-se comum no último ano e deve ser ainda mais evidente em 2022. A maioria das ferramentas, contudo, só foi possível ser introduzida na realidade da população devido à Cloud Computing, que permite o armazenamento de todo e qualquer tipo de dado virtual. E agora, o que tudo indica é que a Transformação Digital ganhará protagonismo dentro das grandes organizações, modificando ainda mais a forma de se comunicar, consumir e gerar novos negócios.

Para se ter uma ideia, a Transformação Digital seguirá crescendo a uma taxa anual de 15,5% até o próximo ano. De acordo com a previsão da IDC, ainda este ano, 70% das empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais. Destaque para Hiper automatização, Data Driven, Inteligência Artificial e Machine Learning. Diogo Barroso, CTO da Claranet, multinacional de tecnologia, afirma que as novas tecnologias vão transformar a forma de fazer novos negócios e revolucionar os serviços já existentes no mercado. “A migração para a cloud fez com que as empresas percebessem a importância de seu uso e como ele é eficaz. Agora, haverá uma disrupção na transformação e uso de novas tecnologias, com a Inteligência Artificial, tomada de decisões com base em análise de dados e automação dos processos”.

Um exemplo de como essas inovações já estão fazendo parte do desenvolvimento das empresas é o setor financeiro e varejista, que estão apostando em novos serviços do tipo Buy Now Pay, ou de Recursos Humanos que já está fazendo admissões com base em resultado de processos seletivos 100% digitais. Apenas em relação à automação dos processos, o Gartner estima que o mercado mundial de softwares deve aumentar 23% nesse segmento até o final de 2022, chegando a US$ 596 bilhões. A tendência indica, principalmente, o desejo de as empresas aumentarem seus posicionamentos de marca, melhorar suas eficiências e reduzirem custos.

“As novas possibilidades geradas pela transformação digital e utilização de novas tecnologias irão revolucionar os serviços atuais e aqueles que estão por vir. As empresas já puderam sentir a importância desse investimento e agora, em um ano de expectativa de retomada, a probabilidade de os líderes de organizações discutirem e priorizarem essas mudanças é ainda maior”, completa Barroso.

Foto: Ascom SDE