sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

MORADORES DE CONDOMÍNIOS PROTESTAM EM FRENTE À PREFEITURA CONTRA AUMENTO DO IPTU E TRSD

Redação - 17/01/2022 17:52 - Atualizado 17/01/2022

Um grupo de moradores de condomínios de Salvador foi até a Praça Tomé de Souza, no Centro Histórico, na tarde desta segunda-feira, 17, para protestar contra o aumento do IPTU e da taxa de lixo. Os manifestantes também foram até a sede da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

Os integrantes do movimento, que foi intitulado IPTU Justo, afirmam que o reajuste apresenta distorções, fazendo com que proprietários de imóveis semelhantes paguem tributos diferentes. A cobrança é investigada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (confira aqui).

Uma das lideranças do protesto, Lineia Costa denunciou os aumentos verificados no tributo nos últimos anos. “Desde a gestão ACM Neto os valores dos imóveis que servem de base de cálculo do imposto, dispararam. E agora querem nos penalizar ainda mais com o aumento de 50% na taxa de lixo. Já entregamos abaixo assinado com mais de 1200 assinaturas e esperamos que o poder público resolva essa situação”, disse ao Bahia Notícias.

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), apoiador do movimento, disse que as distorções são nocivas para a economia da cidade, pois elas inibem a chegada de novos empreendimentos. ” É muito injusto saber que pessoas de um mesmo condomínio pagam valores até 7 vezes mais caro do que o outro. Já fizemos audiência na Câmara sobre o assunto, mas a prefeitura não compareceu para debater conosco”, acusou o líder da oposição na Câmara.

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.