quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

MERCADO FINANCEIRO NÃO VÊ MAIS ESPAÇO PARA TERCEIRA VIA, DIZ JORNAL

Redação - 05/01/2022 08:30

Banqueiros, gestores e empresários veem cada vez menos chance de existir uma terceira via para as próximas eleições presidenciais. O jornal Folha de S. Paulo ouviu representantes desses grupos, sob condição de anonimato. Segundo o jornal, desde as prévias do PSDB, o comando das principais instituições financeiras e empresariais do país deixaram de crer na terceira via e agora aposta na polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Todos os entrevistados foram unânimes ao prever um segundo turno entre os dois candidatos. Com relação às prévias do PSDB, o presidente de um dos bancos mais importante de investimento afirmou que causou uma péssima impressão no mercado a mudança de tom dos tucanos, que trocaram farpas em público. A atitude teria demonstrado falta de coesão partidária e unidade na construção de um nome forte para a terceira via.

Outro episódio que diminuiu o ânimo dos banqueiros, segundo o jornal, foi o anúncio precoce de Sérgio Moro para o pleito do Podemos. Eles creem que o ex-ministro de Bolsonaro se precipitou em lançar-se como presidenciável e que sua estratégia com esse movimento, na verdade, mira uma vaga no Senado. Em uma decisão entre Lula e Bolsonaro, o petista está mais forte em termos de apoio. A avaliação é de que ele estaria mais apto para construir um time no Ministério da Economia capaz de consertar os estragos que Bolsonaro realizou ao desacreditar seu ministro da Economia, Paulo Guedes.

Fotos: Fernando Frazão e Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.