Oficialmente, Itapé está em situação de emergência após o governo Federal, através da portaria de nº 244, de terça-feira, 28/12/ 2021, ratificar o decreto estadual de n° 3.345 de 27.12.2021, por conta das fortes chuvas e cheias dos Rios deixarem cerca de 3 mil famílias desabrigadas no município. Com isso, o trabalhador de Itapé que possuir conta com saldo positivo no FGTS passam a ter direito ao saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço por calamidade. Os trabalhadores podem solicitar – de forma digital, sem necessidade de ir a uma agência – a liberação do recurso no valor máximo para saque que é de R$ 6.220,00.
*Como solicitar o saque FGTS?*
Seguem orientações para o trabalhador que tiver direito ao saque por calamidade:
▪︎Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;
▪︎Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública” – acessar a cidade;
▪︎Ao encaminhar os documentos exigidos, o trabalhador deve selecionar a opção para creditar o valor em conta da Caixa ou de outro banco informada e enviar a solicitação;
O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado, é de cinco dias úteis.
Mais informações podem ser obtidas no site www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/ ou entrar em contato com a Caixa no telefone 0800-726-0207.
Foto: divulgação