quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

CHUVAS NA BAHIA FORAM AS MAIS INTENSAS DO MUNDO EM DEZEMBRO

admin - 29/12/2021 19:30

As fortes chuvas que atingem o sul e sudoeste da Bahia foram as mais intensas do mundo nos últimos 30 dias. A informação é do site MetSul Meteorologia, que fez um levantamento nos dados de monitoramento global de precipitação da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), a agência climática do governo dos Estados Unidos.

O mapa de anomalia de precipitação entre 24 de novembro e 24 de dezembro revela que em áreas do Sudeste Asiático, perto da Indonésia e Papua Nova Guiné, houve grandes desvios positivos de chuva resultantes do fenômeno La Niña que desloca águas mais quentes para a região. As anomalias de chuva na Bahia, no mapa, entretanto, são maiores em dimensão geográfica e volumes.
Dados históricos de estações do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que jamais houve chuva tão volumosa nesta época do ano com marcas acima dos padrões históricos de dezembro.

O município de Itamaraju, no sul da Bahia, é o que registra os maiores índices de precipitação neste dezembro no Brasil com 769,8mm de chuva. A informação é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A marca é cinco vezes a média de precipitação do mês de 148,0mm.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.