sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

BAHIA TEM MAIOR ACUMULADO DE CHUVAS NO MÊS EM 32 ANOS

Redação - 29/12/2021 13:00 - Atualizado 29/12/2021

Itamaraju, no sul da Bahia, foi o município onde mais choveu no Brasil em dezembro deste ano, com 769,8mm de chuva, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Esse número representa mais que o quíntuplo da climatologia deste mês (148,0mm). Segundo o governo do estado, a Bahia registrou o maior acumulado de chuvas para dezembro nos últimos 32 anos. A climatologia da chuva entre setembro e dezembro em Itamaraju é de 499,7mm; em Ilhéus é de 434,4mm; e em Porto Seguro é de 507,7mm. Logo, nesse período, as chuvas nessas regiões estão bem acima da média.

De acordo com dados meteorológicos, os maiores acumulados de chuva entre 9h da última quinta-feira (23) e 9h de terça-feira (27) foram registrados em:

  • Valença: 215 mm, corresponde a mais do que o triplo da sua climatologia de dezembro (64,9mm);
  • Ilhéus: 209mm, corresponde a 70,2% a mais da sua climatologia de dezembro (122,8mm);
  • Salvador: 188mm, corresponde a mais do que o triplo da sua climatologia de dezembro (58,1mm);
  • Igrapiúna: 202mm;
  • Camamu: 196mm;
  • Barra do Rocha:195mm;
  • Gandu: 188mm;
  • Itabuna:187mm.

Desde a última sexta-feira (25), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) tem feito vistorias técnicas através da equipe de fiscalização e monitoramento ambiental nos municípios do sul, extremo sul e sudoeste, para verificar os impactos nas barragens.

  • Estado tem ao menos 10 barragens em nível crítico, diz Comandante dos Bombeiros
  • Mais de 470 mil pessoas foram afetadas e milhares estão desabrigados
  • Saiba como ajudar moradores das cidades afetadas pelas chuvas na Bahia

Durante as vistorias, foram identificadas barragens irregulares que se romperam no interior do estado como, por exemplo, em Iguá, Jussiape e Quati. De acordo com o governo estadual, foram realizadas, em conjunto com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), Corpo de Bombeiros (CBMBA) e prefeituras locais, ações de intervenções emergenciais para evitar impactos à comunidade local. Segundo o meteorologista do Inema, Mauro Bernasconi, o acumulado de chuvas tem relação com a formação de “corredores de umidade constantes”, que vêm da Amazônia, atualmente pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma faixa de nuvens que se estende do sul da região amazônica até a área central do Atlântico Sul.

Confira previsão do tempo para os próximos dias:

Vitória da Conquista

Em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas tanto na quarta, como na quinta-feira. Na sexta-feira a previsão é de muitas nuvens com chuva isolada e, no sábado, o tempo deve continuar nublado com possibilidade de chuva isolada.

Itambé

Em Itambé, na região sudoeste, a previsão é de nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na quarta e na quinta-feira. Já na sexta, o tempo deve continuar nublado. Para o sábado, a previsão é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada.

Itamaraju

A previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, na quarta-feira e na quinta, em Itamaraju, no sul da Bahia. Já na sexta-feira e no sábado a previsão é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada.

Itajuípe

A previsão do tempo é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, na quarta e quinta-feira, em Itajuípe, no sul da Bahia. Já na sexta e no sábado, a previsão é de tempo fechado. A temperatura mínima é de 20ºC e a máxima pode chegar até 29ºC.

Itabuna

Em Itabuna, no sul da Bahia, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, tanto na quarta, como na quinta-feira. Já na sexta-feira e no sábado, o tempo deve continuar fechado. A temperatura mínima é de 20ºC e a máxima é de 29ºC. Além disso, a umidade pode chegar até 95%.

Ilhéus

A previsão é de tempo fechado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, na quarta e na quinta-feira, em Ilhéus, no sul do estado. Na sexta-feira e no sábado, o tempo deve continuar fechado. A temperatura mínima é de 20ºC e a máxima pode chegar até 30ºC.

Barreiras

De quarta-feira a sábado, a previsão será de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, em Barreiras, no oeste do estado.

 

Luís Eduardo Magalhães

Na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas de quarta-feira até o sábado. A temperatura mínima é de 20ºC e a máxima pode chegar até 26ºC.

Juazeiro

Em Juazeiro, no norte do estado, a previsão é de muitas nuvens com possibilidade de chuva na quarta e na quinta-feira. Já na sexta-feira no sábado, o tempo deve continuar nublado. A temperatura mínima é de 19ºC e a máxima pode chegar até 35ºC.

Salvador

A quarta-feira será de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada na capital baiana. Já na quinta-feira, a previsão é de tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Para a sexta-feira não há previsão de chuva. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de tempo claro, com temperatura mínima de 22ºC e máxima de 31ºC. No entanto, no sábado (1º), o tempo volta a ficar nublado em Salvador, com umidade máxima de até 90%.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.