quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4029 Dólar 5.0093

“NUNCA A BAHIA VIU UM DESASTRE DE CHUVA NESSA PROPORÇÃO”, DIZ SUPERINTENDENTE DA DEFESA CIVIL

admin - 27/12/2021 16:30 - Atualizado 27/12/2021

O superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Coronel Carlos Miguel de Almeida Filho, afirmou nesta segunda-feira, 27, que o estado nunca passou por um episódio como o das cubas do extremo sul da Bahia.

“Nunca a Bahia viu um desastre de chuva nessa proporção, e nós estamos aqui com o objetivo de apresentar melhores respostas porque a cada momento nós recebemos um chamado novo. A chuva aumenta o nível do rio e atinge a população ribeirinha, temos algumas barragens particulares que acabam cedendo e isso nos traz mais ocorrências”, disse o superintendente, em entrevista para a Rádio Sociedade.

Com relação aos riscos oferecidos pelas barragens, ele afirma que existem construções públicas e privadas, cenário que impossibilita a total fiscalização de adequações para normas de segurança ou grau de riscos.

“Foram as barragens privadas que não suportaram. Nas públicas nós procuramos fazer o planejamento para que a gente possa alertar a população. Existem níveis de alerta e quando chega no último nível a gente tem que informar a população para que possam sair e evitar um mal maior”, acrescenta o Coronel.

Diante do risco de mais chuvas fortes, o superintendente faz um apelo para que a população atenda aos alertas feitos pelas equipes da força-tarefa montada tratar desse período. A Defesa Civil possui um canal direto de contato com a população, no qual é possível obter dados e pedir ajuda através de SMS para o número 40199. Todas as informações inerentes à chuva poderão ser encontradas neste canal.

Os números relacionados com os desastres causados pelas chuvas no estado foram atualizados nesta segunda-feira, 27, pelos órgãos públicos (veja aqui).

 

 

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.