sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

CASOS DE GRIPE CRESCEM 162,5% EM SALVADOR E PREFEITURA REALIZA HOJE MUTIRÃO DA VACINAÇÃO PARA COMBATER

Redação - 17/12/2021 06:41

Salvador já vive uma epidemia de gripe. De segunda-feira (13) para a quinta-feira (16) os casos de infecção pelo vírus Influenza mais que dobraram na cidade e houve alta de 162,5%, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS). São 147 confirmações até agora, sendo 38 em apenas 24 horas (de quarta para ontem). Nas secretarias da prefeitura, quatro titulares estão afastados por sintomas gripais.

A maioria dos casos na capital é da variante H3N2 (98%, ou seja, 144 notificações). Essa mutação do vírus Influenza A já causou a primeira morte na Bahia, anteontem, de uma mulher de 80 anos, segundo confirmou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Até o Google tem sido mais usado para pesquisar sobre a doença. A busca pela palavra “gripe”, na Bahia cresceu 810% desde o domingo (05).

Como forma de combate ao surto, a prefeitura vai realizar hoje um grande mutirão de vacinação. Todos os públicos serão contemplados e mais de 90 postos de vacinação disponibilizados para que a população possa se proteger contra o surto. O prefeito Bruno Reis e o secretário da saúde Leo Prates conversaram com a imprensa ontem (16) sobre o multirão e passaram mais detalhes da doença. (Veja aqui).

Existem vários tipos de gripe causadas pelos vírus Influenza A ou Influenza B. O surto deste ano é de uma das mutações do influenza A, a H3N2, de uma nova cepa apelidada de Darwin, em homenagem ao naturalista, geólogo e biólogo britânico Charles Darwin. Segundo o virologista Gúbio Soares, coordenador do Laboratório de Virologia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (ICS-Ufba), a nova cepa surgiu na Austrália.

“Esse vírus vem circulando o mundo inteiro e, agora, com a flexibilização, com festas e shows de até cinco mil pessoas na Bahia e plateia em estádios de futebol, o vírus não encontrou resistência”, explica o pesquisador.

Segundo a SMS, 58% do público alvo foi vacinado contra a gripe, o equivalente a 416 mil pessoas. Atualmente, podem receber o imunizante trabalhadores da saúde, crianças entre 6 meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Os postos também aplicam a segunda dose nas crianças vacinadas pela primeira vez em 2021.

A virologista Viviane Botosso, membro da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), explica que o influenza está em constante mutação, mas a base do vírus não muda, apenas a superfície. “É uma evolução natural do vírus. As mutações são localizadas nas proteínas da superfície do vírus, que são as primeiras a entrar em contato com nosso sistema imune. Portanto, precisamos tomar nova vacina todo ano contra as novas cepas que começam a circular”, esclarece em entrevista ao Jornal Correio.

Viviane constata que surtos de gripe tendem a ocorrer no Inverno e não em dezembro, dias antes do Verão. “Estamos vivendo um surto totalmente atípico, porque não é o momento para circulação de influenza. O que acontece é que a vacina não protege 100% contra o vírus. Por isso, temos que tomar as medidas não farmacológicas, que são as mesmas do coronavírus: uso de máscara, isolamento e evitar aglomerações”, orienta.

O virologista Gúbio Soares acrescenta que a taxa de letalidade do vírus é baixa, mas é preciso cuidado com doenças secundárias e que se aproveitam do organismo enfraquecido. “Morreu uma idosa, mas ela já tinha 80 anos. Normalmente, eles deixam a pessoa enfraquecida, vêm uma infecção secundária, uma bactéria, por exemplo, ou pneumonia, e a pessoa não resiste”, explica. A idosa que faleceu morava em Salvador e não estava vacinada contra a doença. Ela era portadora de doença cardiovascular crônica e diabetes.

Os grupos de risco, ou seja, idosos, crianças e pessoas com comorbidades, como era o caso da idosa que morreu, são mais susceptíveis a pegar o vírus de maneira mais grave. “A gripe ataca cada organismo de uma forma diferente. Normalmente, [a pessoa] consegue se recuperar rapidamente. Porém, a gripe é uma doença séria, é preciso tomar cuidado porque tem um número de morbidade muito alto, deixando as pessoas doentes incapacitadas para trabalhar, e pode causar óbito, principalmente nas populações de alto risco”, afirma Viviane Botosso.

O professor Gúbio também diz que a variante Darwin não foi incluída na vacina distribuída no programa de vacinação. “O vírus que temos na vacina de hoje é o de Hong Kong, da gripe do ano passado. O vírus que está circulando esse ano vai estar, provavelmente, na vacina do próximo ano. Mas, como o vírus mantém as características de outros influenza, a vacina protege de 80 a 85%, para que a pessoa não pare em hospital. Ela reduz o impacto da doença”, detalha o virologista.

No ICS-Ufba, o coordenador relata que o número de pessoas com sintomas gripais em busca de teste de covid-19, que tem os mesmos sintomas da gripe, aumentou 70% nessa semana. “Vai sobrecarregar o sistema de saúde, porque as pessoas estão com medo, achando que é covid”, afirma. A sobrecarga também é preocupação da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS). “Estamos chegando a um nível crítico do sistema de saúde. Amanhecemos com 46 pessoas com outras doenças esperando regulação, 38 casos de influenza notificados e 29 regulações para covid ou influenza. O sistema está pressionado”, disse o secretário titular da pasta da Saúde, Leo Prates. “Se continuarmos nesse ritmo, até segunda-eira chegaremos ao nível de epidemia”, alertou.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.